sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CAMINHADA DE INVERNO

CAMINHADA DE INVERNO

  No domingo,dia 27 de agosto de 2017,aconteceu a Caminhada de Inverno,do Projeto Anda Lafaiete Estações. A qual eu participei,e nessas caminhadas conhecemos muitas estradas,que as vezes nem conhecíamos.
 Nesta Caminhada saiu da Igreja Nova,da localidade de São Gonçalo do Brandão até a Fazenda do Paraopeba,num trajeto de 12,5 Kilometros,tudo isso no município de Conselheiro Lafaiete.
   Eu fiz esse trajeto em 2 horas e 30 minutos de caminhada,sai as 9 horas e 15 minutos e cheguei na fazenda,as 11 horas e 45 minutos. Durante o trajeto passou nas localidades de Caeté,Vila Domingos e Mato Dentro.

 FOTOS TIRADAS POR MIM

  O inicio da Caminhada foi em São Gonçalo do Brandão,localidade que foi fundada por volta de 1720,pelo português Manoel Pereira Brandão (meu enea avô ou 9° avô) .
  Nessa localidade também nasceu Marciano Pereira Brandão (1807-1873),heroí da Revolução Liberal de 1842.
 Igreja nova de São Gonçalo,ficou pronta em 1953,construída pelo Monsenhor Antônio José Ferreira.

 altar da igreja nova,e a imagem de São Gonçalo no alto,que é padroeiro dos violeiros.


 Resto que sobrou da velha igreja.

   Essa escadinha,dizem que era a porta de entrada da velha igreja,que foi demolida a muitos anos,e só restou o que vemos ao fundo. A provisão da velha igreja é de 1726,que foi concedida ao Manoel Pereira Brandão.
 Onde era a igreja,tem no lugar esse cruzeiro de 6 degraus.

  Eu e atrás vemos o fundo da nova igreja e da velha.

   Rua calçada
 ponte após a saída de São Goncalo.

 Sitio Beira Rio,após a ponte,para quem vem de São Gonçalo.
 Estrada e o morro,ainda em São Gonçalo
 Morro perto da estrada que vai para Maracujá,em Queluzito

 Cruzeiro antigo,na localidade de Caeté

 Casas em Caeté,perto desse cruzeiro

 biquinha em Caeté


Localidade de Vila Domingos (entre Caeté e Mato Dentro). segundo Clarissa Alves,organizadora da caminhada,nessa local vive algumas comunidades quilombola. fato que eu desconhecia.
  

Localidade de Mato Dentro. Seguindo a placa sentido Br 383 vai para Fazenda Paraopeba.
  Dizem que essa localidade tem esse nome,porque os primeiros moradores vieram da cidade mineira de Conceição do Mato Dentro,e se instalaram nessa localidade. E Caeté porque alguns moradores vieram da cidade mineira de caeté,próximo a Belo Horizonte.

 Mato Dentro. No fundo se clicar na foto para ampliar,vê a igreja de Nossa Senhora de Fátima,construída por volta de 1950.

 Estrada entre Mato dentro a Fazenda

Lagoa a beira da estrada

Entrada da Fazenda Paraopeba 2,que é propriedade particular. Quase chegando a Fazenda Paraopeba (1).

 Entrada da Fazenda Paraopeba. Que pertence Conselheiro Lafaiete,mas fica quase na divisa com São Brás do Suaçuí,e Congonhas.

 Fazenda Paraopeba,que é do século XVIII,era também chamada de fazenda Covão. Foi propriedade do inconfidente Inácio José de Alvarenga Peixoto.
 Nos últimos anos foi propriedade particular,e estava em ruínas. O local era inundado pelas águas do rio Paraopeba,durante as cheias do rio,e quase essa fazenda caiu,devido a falta de manutenção. Mas no acordo da prefeitura com a empresa Ferrous,possibilitou em restaurar a fazenda.
 Em 28 de julho de 2017,a fazenda foi devolvida ao município,sendo restaurada. Mas ainda não se sabe,o que vai fazer com ela,ela nem moveis tem dentro dela.
 
 Foto tirada de dentro da fazenda

sacada da fazenda,na lateral.



tanque antigo na fazenda.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário