GUARANI E MERIDIONAL
Hoje dia 7 de setembro,aniversário de dois times tradicionais de Conselheiro Lafaiete,e que nos tempos passados eram rivais,e fazem aniversário no mesmo dia. Sendo que o Guarani,foi fundado em 1910 e o Meridional em 1922.
A rivalidade era tanta porque Lafaiete,tinha uma rixa entre a parte de cima e de baixa,e o Guarani era o time da parte de baixa e o Meridional representava a parte de cima.
MERIDIONAL
Simbolo e uniforme do time
foto:site cacellain.com.br
Fundado em 7/9/1922,e sua sede é na Rua Barão de Suassuy,385 no bairro Campo Alegre.
O seu nome é em homenagem a Companhia Meridional de Mineração do Morro da Mina. Conhecido como "tatu" de Minas.
O estádio tem o nome de Dr. Mário Rodrigues Pereira,que construiu o estádio quando o mesmo foi prefeito de Lafaiete,entre 1935 a 1945. Mas o estádio era conhecido como estádio dos Barrancos,mas hoje só fala campo do Meridional.
O time chegou a disputar o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão,no período de 1949 a 1961,e a segunda divisão entre 1962 e 1963,e 1967,68 e 69,e após isso virou time amador.
No Jornal Correio de Minas,de 9/2/2013,destaca assim: "Meridional quer espaço no Museu do futebol no Mineirão". E no mesmo jornal conta o episódio em que o Meridional derrotou o Atlético no Antigo Independência (deve ser Estádio Antônio Carlos) ,depois de acabar de chegar de viagem a pé a Belo Horizonte,quando a tolerância de 15 minutos dada pelo árbitro já estava vencendo. O episódio ocorreu após o ônibus que trazia a delegação ter quebrado na antiga BR 3,atual BR 040 e naquela época era muito difícil conseguir uma carona no meio da estrada.
Consultando o site Galo Digital,marca que a única vitória do Meridional sobre o Atlético foi por 2 a 1,no estádio Antônio Carlos,em Belo Horizonte. Que deve ser o mesmo jogo,em que o ônibus quebrou,e os jogadores foram a pé.
O time chegou a vencer o Cruzeiro de Belo Horizonte também,por exemplo num amistoso em 18/10/1942,o Meridional venceu por 3 a 2.
GUARANI
Simbolo e uniforme do time
foto:site cacellain.com.br
Fundado em 7/9/1910,sua sede é na Rua Bias Fortes esquina com Rua Doutor Campolina,no Bairro Alto da Vista Alegre (ou Guarani),embora esteja desativada as atividades.
O Estádio Vista Alegre,foi construído por volta de 1940,num terreno que foi doado pelo prefeito da época Dr. Mário Rodrigues Pereira.
No passado seu campo era na Quitandinha,atual Praça São Sebastião,seu mascote é o galo.
Dizem que o primeiro jogo do Guarani,foi num 7 de setembro de 1914,no Campo velho que ficava na Quitandinha,onde venceu o Planeta de Ouro Preto por 1 a 0.
No ano passado o time,tentou uma parceria com o Itaúna,e até chegou a disputar 2° divisão do Campeonato Mineiro,mas o projeto acabou não dando certo,foram eliminados por irregularidades.
CONFRONTO DOS DOIS
Segundo Antônio Perdigão,quando os times se enfrentavam a rua dos Barrancos,ficava em festa.
Eu imagino que seria como se fosse um Cruzeiro e Atlético.
TRISTE CURIOSIDADE
Hoje no futebol de Lafaiete,a cidade vem perdendo campos. Recentemente foram perdidos os campos do Ferroviário,e do Corinthians,ambos no bairro Triângulo. E o do América no mesmo bairro também dizem que está sendo ameaçado de acabar,porque dizem que esses campos foram vendidos.
Eu lembro que em 2004,um jornal da época,não lembro qual,fez uma reportagem que estaria previsto a inauguração do Estádio Municipal no bairro Carijós,e que a inauguração estaria prevista para 7 de setembro daquele ano,o qual não aconteceu. E o estádio nunca foi inaugurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário