VARGAS
Em Conselheiro Lafaiete,tem uma localidade chamada Vargas. Localizada entre Violeiros e São Vicente.
Para chegar a Vargas,é seguir a Rua Francisco Lobo,e após a ponte do bairro São José ir direto,e depois de algum tempo,tem a placa indicando ir para essa localidade.
Vista bonita da Localidade de Vargas
foto:Antônio Noronha
PADROEIRO
Igreja de São Sebastião
foto:Antônio Noronha
O padroeiro é São Sebastião,e a comunidade pertence a Paróquia de São João Batista.
A igreja foi construída na década de 1990,pela comunidade local. Já a escadaria foi projetada pelo Cláudio Luiz e Hélio da Casa Azul (já falecido),isso segundo informação do Cláudio pelo facebook.
Existe ao lado da igreja,algumas barracas,e até uma casa paroquial,e tem uma cruz em uma pedra de mármore,escrito inri.
A última festa da comunidade,foi domingo,dia 27 de agosto.
Há alguns anos atrás a festa era julho,mas agora se realiza no 4° domingo de agosto. As missas na igreja é realizada no 4° domingo do mês,as 14 horas.
História da Igreja
Segundo o facebook Igreja São Sebastião - Comunidade Vargas,a iniciativa foi do José Augusto Ferreira (falecido em 2011),que em 1992 doou um lote para a construção de uma igrejinha e com a ajuda dos moradores da Comunidade rural de Vargas (Lafaiete) . E Fundaram em 26 de janeiro de 1992,a comunidade teve sua primeira missa,realizada ainda com a igreja sem teto e sem acabamento. Hoje a igreja já está pronta,e com festa do Padroeiro São Sebastião,que ocorre anualmente no mês de agosto.
ASFALTO
Em 2011,a prefeitura asfaltou um morro antes de chegar a localidade de Vargas. Em tempos de chuva nem sobia carro por causa do barro.
SOBRENOME VARGAS
Segundo as anotações de Padre José Duarte de Souza,em uma anotação inédita,na página denominada 165,falando sobre a Família Gonçalves Barbosa,diz assim:
"Descendem de José de Vargas Branco e Maria Paula,naturais de Ilha Horta. Vieram para Carijós (atual Conselheiro Lafaiete) cerca de 1750. Tiveram 3 filhos e 3 filhas. Seu filho mais velho chamava José de Vargas Branco Filho..."
O local deve ter esse nome em razão dessa família que alguns viveram nessa região de Violeiros. No texto de Padre Duarte,na mesma página,diz assim: "... Januário José Barbosa,nascido aos 9 de julho de 1799,casou-se com Mariana Angélica de São José,filha de Domingos Gonçalves Correia e Eufrásia Angélica de São José - Januário José Barbosa morava na fazenda denominada Lagoinha,município de Conselheiro Lafaiete,que passou a denominar-se Violeiros,porque fornecia madeira para violas."
Com essa citação acima percebe que Januário era descendente da Família Vargas,e a localidade é próxima a Violeiros,como foi dito.
FAZENDEIROS ANTIGOS
Segundo consta no site Queluz de Minas,entre os séculos XIX e XX,foram proprietários da Fazenda dos Vargas, José Joaquim Barbosa,João Silvério de Almeida e Joaquim Barbosa.
Pesquisando a História,Genealogia,e fatos Interessantes do passado e presente desde os Carijós,Queluz de Minas,até a atual Conselheiro Lafaiete. BLOG HISTÓRIAS DE LAFAIETE ( CONSELHEIRO LAFAIETE ESTADO DE MINAS GERAIS PAÍS BRASIL) Ajude o blog para que eu possa continuar produzindo conteúdos ,e seja bem vindo sugestões e críticas. Estou com projeto de lançar o livro por isso preciso de recursos. colabore com qualquer quantia pix: lufeand@gmail.com
Muito legal!!! Parabéns pela pesquisa!!! Sou de lá e não conhecia a história...
ResponderExcluir