sexta-feira, 15 de setembro de 2017

CAPELA NOVA


CAPELA NOVA

                                  Brasão do Município
                                  foto:wikpédia

    Hoje falarei sobre Capela Nova,que já foi distrito de Queluz de Minas,atual Conselheiro Lafaiete,até 7 de setembro de 1923,quando foi criado o município de Carandaí. Houve uma época que Capela Nova,era um dos maiores distritos da Antiga Queluz.
    A emancipação política aconteceu em 12 de dezembro de 1953,desmembrando de Carandaí,mas somente no dia 1° de janeiro de 1954 aconteceu de modo oficial.
  Segundo o Censo de 2010,a população da cidade é de 7.615 habitantes.
  Dista de Conselheiro Lafaiete cerca de 69 kilometros.

ORIGEM DA LOCALIDADE

    Segundo o escritor Dr. José Vicente Cesár,no seu livro “História de Capela Nova” (1790-1990),na página 18,ele diz assim:

         "Capela Nova tomou este nome a partir de 1790,ocasião em que foi  construída a ermida de Nossa Senhora das Dores “atrás da Pedra Menina”. 
         Até então o arraialzinho se chamava LAGOA DO RANCHO em que cujas orlas existia uma aldeia de índios e foi levantado um rancho de tropeiros,porque nesta lagoa convergiam as estradas que vinham de Barbacena e Conselheiro Lafaiete (Campo Alegre dos Carijós) continuando para Alto Rio Doce (São José do Xopotó) e Rio Espera…"


      O primeiro nome era Lagoa do Rancho,depois passou a Chamar CAPELA NOVA DAS DORES,e em 17 de dezembro de 1938,um decreto retirou o nome Dores,ficando apenas CAPELA NOVA.

IGREJA

   
                                       Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
                                       foto:arquivo pessoal
                                          Altar da igreja
                                          foto:João Vitor Fonseca

     A provisão para a Construção da Capela dedicada a Nossa Senhora das Dores (que mais tarde virou paróquia),aconteceu em 27 de outubro de 1790,sendo que quem pediu a provisão foi o senhor Manoel de Souza Maia,um dos primeiros fazendeiros da região. E logo em 1791,deu inicio as obras,essa igreja é uma das mais novas da antiga Queluz. O primeiro Capelão foi Padre Jacó Henriques Pereira (1747-1815),entre 1795 a 1800.
     Em 2 de maio de 1856,foi criada a Paróquia de Nossa Senhora das Dores,pelo então Arcebispo de Mariana,Dom Antônio Ferreira Viçoso,e foi nomeado pároco Padre Agostinho Cesário de Andrade (o mesmo já era capelão,e ficou entre 1844 a 1869).
     A Igreja antes tinha duas torres,isso nos fins dos século XIX e atualmente só tem apenas uma torre.
     Durante muitos anos foi pároco desta igreja,Padre José Duarte de Souza Albuquerque (1899-1983),entre 1939 e 1983,foi um grande historiador e genealogista,que escreveu alguns textos que ainda são inéditos.

PADROEIRA

   

                                     imagem da padroeira
                                     foto:Dayano Danyel
                                                   
    Nossa Senhora das Dores,e é comemorada em 15 de setembro.
    O fato que chama a atenção na imagem,é que essa na verdade era para ser considerada como Nossa Senhora da Expectação do Parto (citado na página 49,do livro de Padre Vicente Cesár),porque a mesma aparenta estar grávida.
   Porque na iconografia que representa Nossa Senhora das Dores era para ser ela com Jesus machucado no seu colo.
 
  Embora o povo já acostumou em ver a imagem numa cor azulada. Mas recentemente restauraram a imagem na cor que vemos essa foto acima,cor avermelhada,que é a original.


Fonte: Livro História de Capela Nova (1790-1990),de Dr. Padre José Vicente César,svd e Wikipédia.

2 comentários:

  1. Quero comprar o livro história de capela nova (1790/1990).
    Como fazer?

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando uma cópia desse livro. Você saberia onde posso encontrar. Há um antepassado meu que é citado e estou em busca de pistas dele.

    ResponderExcluir