quinta-feira, 21 de setembro de 2017

IGREJA SANTA EFIGÊNIA DE LAFAIETE


IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA DE LAFAIETE



                                  Igreja de Santa Efigênia,década de 2010
                                  foto:Arquivo Pessoal

    Essa igreja é localizada na rua e no bairro com esse mesmo nome em Conselheiro Lafaiete. Antigamente o local era conhecido como “Dois Barrancos”.
    Hoje dia 21 de setembro,a igreja Católica comemora Santa Efigênia,padroeira contra os incêndios.
    Essa igreja é pertencente a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.


ORIGEM

   Sua origem foi na década de 1920,quando foi construída por Francisco Gonçalves,conhecido como Chico Grande,homem negro,de origem simples,pedreiro e conhecido por atuação nas tradicionais marujadas. Fez essa igreja em cumprimento de uma promessa,e se conseguisse uma graça,faria essa capela,e como deve ter acontecido a graça,a igreja foi construída.
   O terreno foi doado pela senhora Anna Maurícia Halfeld,em 1925,no lugar denominado Alto da Eva ou dos Barrancos,hoje bairro Santa Efigênia,isso no local onde é a igreja.
   A capela foi inaugurada em 22 de agosto de 1926,e na ocasião,o padre Américo Taitson,benzeu a imagem,doada por Carmelino Reis e pelo Dr. José Guilherme e sua esposa,que saiu em procissão da Farmácia Central,em direção a Capela.

                                 Família de Chico Grande,durante a inauguração da igreja em 1926,celebrando Santa Efigênia.
                                 foto:Museu Antônio Perdigão

SALA DE EX VOTOS

    Antigamente existia ao lado da igreja,uma sala de ex-votos,onde os visitantes colocavam os milagres atribuídos a santa. Porém a muitos anos foi demolido essa sala.
 
REFORMAS

    No final da década de 1940,o então vigário de N.S. da Conceição,Cônego José Sebastião Moreira,reformou a capelinha para que fossem celebrados os atos litúrgicos. Em 15 de outubro de 1950,o então bispo auxiliar de Mariana,o Lafaietense Dom Daniel Tavares Baeta Neves,oficiou a benção do templo.
     Em 1979,a igreja foi reformada com um novo retábulo e a sagração do altar de mármore. A sagração foi oficializada em 23 de setembro de 1979,por delegação do Arcebispo de Mariana,Dom Oscar de Oliveira. Na época,a prefeitura realizou também,completa remodelação do entorno da igreja,tornando-se mais um cartão postal da cidade.

Fontes: Jornal Nova Gazeta,de 25/4 a 1/5/2015

INCÊNDIO

     Em 18 de setembro de 2004,vândalos tocaram fogo na igreja,colocando em risco seu acervo e ferindo a fé popular. Contam alguns moradores que havia no dia duas imagens de Santa Efigênia,uma era de gesso a outra a original era de madeira. O fogo queimou tapetes e o fogo parou na imagem de madeira da santa,que ficou apenas levemente ferida. O fato poderia ser considerado uma espécie de Milagre,e o curioso que a santa é a protetora dos incêndios. Mas graças a Deus não aconteceu nada de grave.

Fonte: Jornal Correio da Cidade,26/5 a 1/6/2007

PADRE ARNOULD
 
   O saudoso Padre Joseph Arnould,falecido em 2 de fevereiro de 2014,foi enterrado na sacristia desta igreja,um dia após a sua morte.

SITUAÇÃO ATUAL DA IGREJA

     A igreja foi reformada e entregue a comunidade em dezembro de 2017,e ganhou pintura nova nas cores azul e branco,porque era a cor primitiva da mesma,e até teve crisma no dia 30. A igreja estava interditada desde 2015.
   A festa da santa realizada entre 12 a 21 de setembro, foi realizada na Matriz Nossa Senhora da Conceição,durante o seu fechamento.

   
                           Igreja de Santa Efigênia dezembro de 2017
                        foto:Fernando Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário