sexta-feira, 15 de setembro de 2017

HISTÓRIA DE CONSELHEIRO LAFAIETE - PARTE 1


HISTÓRIA DE CONSELHEIRO LAFAIETE PARTE 1

    Eu vou lembrar de alguns fatos que aconteceu em nossa cidade,desde o século XVII até os dias atuais,através de um cronograma,sem detalhar os fatos,vou dividir em 4 partes. São algumas anotações de jornais,livros,e o que se sabe sobre a cidade nesse longo tempo,de mais de 300 anos de história da cidade.
    Claro que não sabemos ao certo onde “começou” a cidade de Conselheiro Lafaiete,onde ela começou a ser povoada. 
   Mas a tese da historiadora Avelina Noronha,sugere que tenha começado onde é a localidade de Passagem de Gagé (antes era povoado,hoje só tem a igreja),que é mais antiga que Carijós (atual Conselheiro Lafaiete).
    Embora a praça Barão de Queluz,por tradição é o ponto central de nossa cidade,e onde localiza a nossa Matriz,embora acredito que a cidade não começou nessa praça. Já que os índios habitavam locais próximos a rios.

1° ETAPA – SÉCULO XVII até 1790.

Nomes da Cidades

1683 Campo Alegre dos Carijós
1709 Aldeia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós
1752 Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós

Embora o nome oficial foi o de Campo Alegre dos Carijós,até 1790.


SÉCULO XVII

                            Monumento ao índia Carijós na Praça Tiradentes
                            foto:Arquivo Pessoal

                                           
? Já era habitada pelos Índios Carijós,os primeiros habitantes de Nossa terra. Talvez já estavam em nossa terra,bem antes.

1674 indício da passagem do Bandeirante Fernão Dias Paes Leme

1675 indício da Passagem do Bandeirante Lourenço Castanho

1680/1681 indício da passagem do Bandeirante espanhol Dom Rodrigo del Castel Branco

1682/1683 Notícia de um arraial de garimpeiros e índios (supostamente essa seria a primeira notícia de Carijós),nota citada pelo bandeirante Garcia Rodrigues.

1686 Suposta construção de uma ermida dedicada a Imaculada Conceição,que pertencia à Paróquia do Bom Jesus,do distrito de Furquim,Mariana (nota do site Genealogia Lana de Queluz). Mas segundo o Historiador Quincas de Almeida,teria encontrado um documento que existia uma Capela da Imaculada Conceição,em 1690,feita de pau à pique.
    O catolicismo era predominante no início,e os índios Carijós,provavelmente já eram catequizados.

1694 Início oficial da colonização do Arraial por bandeirantes Paulistas,que chegaram a Carijós,são bandeiras de Manoel Camargo,Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera),Miguel Garcia de Almeida e Cunha e João Lopes de Camargo,quando oficializou Carijós.

SÉCULO XVIII

Por volta de 1711, Abriu alguns caminhos ao que viria ser o Caminho da Estrada Real,que foi aberto por volta de 1722 a 1725,oficialmente.

1709 Criação da primeira da cidade,a paróquia Nossa Senhora da Conceição,criada pelo Bispo do Rio de Janeiro,Dom Frei Francisco de São Jerônimo,que enviou o Cônego Gaspar Ribeiro Pereira¹  a localidade. 

1711 Concessão de Terras ao paulista Jerônimo Pimentel Salgado,onde grande parte é a atual cidade. Nessa época também já habitava outro paulista de nome Amaro Ribeiro .

   Em 1711 também o Governador Antônio de Albuquerque,convocou alguns moradores de Carijós,para socorrer o Rio de Janeiro,do assalto realizado pelo corsário Francês Duguay Trouin.

1726 Provisão para construir a Capela de São Gonçalo do Brandão (zona rural)

1729 data da fundação da Fazenda Água Limpa (zona rural)

Por volta de 1730 Chegou a cidade a imagem de Nossa Senhora da Conceição,vinda da cidade de Porto em Portugal (informação do blog Genealogia Lana de Queluz).

1732/1733 Início da construção da Atual Matriz Nossa Senhora da Conceição,que só ficou pronta algum tempo depois,por que sempre faziam reparos diversos.

1748 Já existia a Fazenda dos Macacos (zona rural)

 
1751 Provisão para a construção da Capela de Santo Antônio

1752 A paróquia dos Carijós,foi elevada em 16 de janeiro,a categoria de colativa. É que a paróquia poderia possuir padres fixos e bens diversos.

1767 Provisão para a Construção da já extinta Capela Nossa Senhora do Carmo

1774 Existe está data em um lavabo,dentro da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Passagem de Gagé,que supostamente seja de alguma reformada. Já que essa comunidade,já existia há muitos anos antes.

1787 data de uma reforma feita no Solar Barão de Suassuy. A casa foi construída no início do século XVIII,uma das poucas dessa época ainda de pé.

1788 Tiradentes reuniu com os inconfidentes,na Estalagem da Varginha do Lourenço.

? Nesse século na cidade já havia Fabricas de Violas. E como o arraial já tinha muita gente,e estava longe de outras cidades,os moradores já queriam a emancipação de Carijós.

19 de setembro de 1790 Foi a data da Emancipação Política de Nossa Cidade,quando a mesma passou a chamar: “VILLA REAL DE QUELUZ”.

(CONTINUA)

Notas:¹ Embora em alguns texto está o nome escrito Padre Gaspar Ribeiro da Fonseca. Eu pesquisei em documentos da internet,ligados a diocese do Rio de Janeiro,onde diz que o nome correto é Gaspar Ribeiro Pereira.

Um comentário:

  1. A cidade de Conselheiro Lafaiete tem muita história para contar, é sempre bom quando aprendemos sobre a nossa cidade 😍😍😍

    ResponderExcluir