quarta-feira, 30 de agosto de 2017

BAIRRO JARDIM AMÉRICA

BAIRRO JARDIM AMÉRICA

  Hoje vou falar do Bairro Jardim América,de Conselheiro Lafaiete,localizado perto do centro,e que o seu acesso é pela principal rua a Brasil.
  Segundo o Historiador Saudoso Antônio Perdigão,os nomes das ruas foram dados em homenagens aos estados do Brasil,como Rio de Janeiro,São Paulo,Pernambuco,entre outros.
 Lembrando que algumas ruas com nome de estados,estão também no bairro Progresso,como rua Ceará,Pará e entre outras. E algumas trocaram de nome a antiga Rua Rio Grande do Sul,é a atual Oscar Reinaldo e a Rua Rio Grande do Norte,é atual Joelmy Faria.
E a rua Amazonas,localiza no bairro São João.

 

  RUAS PRINCIPAIS

  Brasil,Pernambuco e Henrique de Abreu

 ORIGEM


Procissão de inauguração do loteamento
foto:reprodução do jornal Nova Gazeta e do Museu e Arquivo Antônio Perdigão.

  Segundo uma matéria do Jornal Nova Gazeta de março de 2008,diz assim:
                            
       "O atual bairro Jardim América teve inicio em 1933,quando ali foram vendidos os primeiros lotes. Na ocasião houve grande festa,com procissão para a inauguração do loteamento."

CIDADE JARDIM AMÉRICA

  No Museu e Arquivo Antônio Perdigão,encontra-se os seguintes dados:
 
  Cidade Jardim América
  500 lotes para serem vendidos em 30 dias !
  Lotes em prestação a longo prazo,ao alcance de todos,situados no coração da cidade,próximo à igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz de Queluz).
  ...
 José Guilherme Filho
  (A planta está aprovada pela prefeitura de Queluz em 19-05-32)

 IGREJA QUE NÃO FOI CONSTRUÍDA

 Chegaram até instalar um cruzeiro em 1932,onde era o final da Rua João Franco Ribeiro quase esquina com a rua Sergipe (rua que chegou a chamar Chico do Jota),no alto do bairro,ao lado da delegacia. Segundo Antônio Perdigão,que escreveu o livro Cruzeiros de Lafaiete,em 1990,ele disse na época que ainda existia o cruzeiro que estava em terreno particular.
 Mas hoje não existe mais o cruzeiro.


Cruzeiro que existia no Jardim América
foto:reprodução do Livro "Cruzeiros de Lafaiete" de Antônio Perdigão.


 No Jornal "Correio da Semana" de 30 de agosto de 1932,dá detalhes desse assunto.

 "No dia da inauguração do bairro Jardim América,houve grande festa na cidade. Construído pelo farmacêutico,José Guilherme Filho,em terrenos de sua propriedade. Na ocasião era prefeito da cidade o Dr. José Bawden Teixeira,que com outras autoridades,presidiu a inauguração do novo bairro e do santo Cruzeiro. Muitos fogos e a banda de música Santa Cecília alegrou a festa.
   Missa Campal - Às 11 horas,no local escolhido para ser erguida a igreja do Sagrado Coração de Jesus,de onde se descortina um belíssimo panorama,foi pelo Rvmo. Vigário Oliveira Barreto,celebrada a missa solene e,em seguida,erguido o Santo Cruzeiro. Nesse momento,inúmeros fogos subiram ao ar e a banda de música presente fez ouvir uma brilhante peça.
  O Rvmo. Vigário José de Oliveira Barreto após a benção fundamental do novo templo,lançou a idéia de ser o cruzeiro iluminado a luz elétrica,e para esse fim está sendo organizada uma caixa para coletar os recursos necessários a essa iniciativa feliz. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário