segunda-feira, 7 de agosto de 2017

SÃO CAETANO DO PARAOPEBA

SÃO CAETANO DO PARAOPEBA

  Hoje dia 7 de agosto,é dia de São Caetano de Thiene.
  E o distrito de São Caetano do Paraopeba,foi criado pela lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891.
 Já pertenceu a antiga Queluz,de Minas,atual Conselheiro Lafaiete,já foi distrito junto a Casa Grande,e atualmente pertence ao Município de Cristiano Otoni.
 


                    Igreja de São Caetano do Paraopeba
                 foto: site da Câmara de Cristiano Otoni


A igreja atual dessa localidade citada não é a primitiva. E no livro de Romeu Guimarães de Albuquerque e Queluz de Minas,de autoria de Fúlvio de Almeida Guimarães,na página 202 diz assim,sobre São Caetano do Paraopeba: "A primeira Capella foi erigida junto a ponte sobre o "rio Paraopeba",que banha o seu território,pelo padre Caetano da Costa Pereira,isto há oitenta anos mais ou menos *,sendo depois demolida e reedificada..."

Nota: * O texto diz 80 anos na época em que o texto foi escrito pelo Romeu Guimarães.

  CITAÇÕES ANTIGAS

 No livro inédito de Padre José Duarte de Souza Albuquerque,na página denominada 21 -A,diz assim Sobre São Caetano do Paraopeba:
" Como povoação é mais antigo que Carijós (atual Conselheiro Lafaiete). Foi fundado o arraial por Fernão Dias Paes Leme cerca de 1676. A capela porém,de São Caetano presume-se ter sido construída cerca de 1710."
 No mesmo livro de Duarte,na denominada página folha complementar 5 - 5 A - 6 e 6A ele diz assim sobre a Visita Pastoral que Dom Frei José da Santíssima Trindade,fez em 1824:
" Esta capela fica perto da ponte do rio Paraopeba,a 3 léguas da Matriz (de Queluz),com 674 almas,49 fogos: foi visitada,de passagem,por S. Excia. Revma.;é muito pequena,tem braço e meio de largura com longitude e altura proporcionais,é toda de pau a pique e arruinada,com pia batismal de pedra sem resguarde e vasos dos santos oleos de chumbo;tem um cálice,sem douramento e ornamentos suficientes para o sacrifício e acha-se interditada por não a consertarem,nem acrescentarem,como lhe foi ordenado dentro de 6 meses. "

5 comentários:

  1. que saudades,meus avós moravam ai.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria tanto de ver as ruas do lugar pra eu saber se é o S. Caeteno que eu vivi quando criança

    ResponderExcluir
  3. Nasci em São Caetano, saí do estado muito pequena, gostaria de conhecer, porém não sei se esse São Caetano que mostra no Google é o mesmo, mas se mostrasse as ruas eu ia reconhecer

    ResponderExcluir