quarta-feira, 29 de março de 2017

VIOLAS DE QUELUZ

VIOLAS DE QUELUZ




Foto:site maxrosaguitar.com

Hoje 29 de Março,comemoramos o "Dia Municipal da Violas de Queluz", sancionada pela lei N° 5141 de 12 de novembro de 2009,em função da visita do imperador Dom Pedro II,em 29 de março de 1881,a nossa atual Conselheiro Lafaiete,e houve uma apresentação de violeiros,que tocaram para o Imperador,e ele disse que foi o melhor viola ouvida por ele até então. E a viola foi tocado por membros da família Salgado.
 Pelo decreto municipal de N°313 de 2007,a cidade de Conselheiro Lafaiete,ganhou o titulo de Cidade das Violas.
 A secretaria Municipal de Cultura de nossa cidade,trabalha para que a viola seja reconhecida no estado,e está em processo de tombamento,como patrimônio estadual pelo IEPHA.

 ORIGENS DA VIOLA

São instrumentos musicais de origem Portuguesa,introduzidas no cenário cultural brasileiro através da colonização e catequização jesuítica. Existem dezenas de modelos de violas no Brasil,sendo a viola caipira mais conhecida,no entanto,a "Viola de Queluz ",e é a que representa Minas Gerais,no Ramo Musical.

FABRICAÇÕES DAS VIOLAS EM QUELUZ

 Teve início por volta,do século XVIII,pelo trabalho artesanal da família Portuguesa Meireles,que produziram e difundiram as primeiras na província Mineira. Duas famílias de artesões destacaram na confecção destas violas,as famílias Meireles e Salgado.
  O artesão que ficou mais conhecido foi o José de Souza Salgado (Salgado Velho) ,que nasceu em 05/11/1858,e faleceu em 15/1/1939,e sua oficina era na Rua Assis Andrade,no Bairro Rosário.
 No Século XIX,na cidade,chegou a ter 15 fábricas de violas,sendo que atual Rua Benjamim Constant (antiga Rua dos Pinheiros),era onde tinha um grande número de fábricas,chegou a ser apelidada de Rua das Violas.
 Existe projeto para voltar a fabricar Violas na cidade.

FATO IMPORTANTE

 Como se sabe as fabricas de violas são conhecida como luteria. E as violas de Queluz,chegaram a ser comparadas com as violas do Luthier Italiano, Antônio Stradivarius (1644-1737),e que produziu muitos violinos e violoncelos. Sendo que Queluz,era chamada de "Terras das Violas" pela excelência desses instrumentos aqui fabricados,com fama internacional,e participou da exposição de Pensilvânia nos Estados Unidos,na primeira década do século XX,por volta de 1908.

DECADÊNCIA E RESGATE DAS VIOLAS

 Por volta dos anos de 1940,aos poucos pararam de fabricar violas. E a família Salgado fabricou violas até a década de 1950.
 E por falta de interesse da população,quase foi perdida essa tradição.
 E na década de 2000,a cada ano que passava,e por incentivo das famílias Meireles e Salgados,e parte da população,aos poucos foi resgatado a Tradição das Violas de Queluz,que teve o dia municipal reconhecido em 2009.

Fonte:Diversos Jornais e fontes de pesquisa,Secretaria Municipal de Cultura,Exposição José de Souza Salgado ocorrida em novembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário