ESTRADA DE FERRO PEQUERÍ _ GAGÉ
foto:Estação de Gagé,inaugurada em 1889.Foto de Mauro Dutra de Faria.
Em Queluz de Minas,em 22 de março de 1899 - Minas de Manganês - inaugurou-se,Domingo a estrada de Ferro Pequerí,ligando a estação de Gagé até às Minas de Manganês do Pequerí,de propriedade de Ayrosa e cia,No Município de Queluz.
Antes da partida para as Minas,foi batizada a primeira locomotiva com o nome do saudoso Engenheiro Felício Maldonado,sendo os paraninfos o Coronel Nascimento e José Gerspacher. Em Seguida fez a viagem pela linha que tem extensão de 13 quilometros e procedeu-se a inauguração dos trabalhos.
De volta à Gagé houve um almoço. Nas Jazidas,um exército de operários arranca,diariamente ,centenares de toneladas do útil mineral. Ainda agora acabamos de receber uma agradável notícia sobre essa indústria. Além da firma Ayrosa e Cia,que explora as jazidas de manganês do Pequirí,em Queluz,começou já os seus trabalhos em São Gonçalo,do mesmo município,a companhia Belga,dirigida pelo Eng. Sr. Adolpho Donker,a qual está construindo uma estrada de ferro do referido Arraial a Lafaiete (Estação Lafayette). Breve começaram duas novas empresas,as Newland e irmãos,e doutores Morais Sarmento e Ewbank da Câmara a explorar duas outras jazidas,uma que pertenceu ao comendador João Chisóstomo de Queiroz.
Fonte:Copiado do Arquivo de Romeu Guimarães.
NOTAS:
Essa ligação não existe mais,e nem a estação de Gagé,a antiga linha férrea hoje é a estrada vicinal que vai para Três Barras,Pequeri de Cima e sai tanto em Mato Dentro como a saída para São Gonçalo do Brandão.
E Pequeri é o Pequeri de Cima pertencente a Lafaiete,e naquela região como no extinta localidade de Sabino,e nas regiões de Paiva,e São Gonçalo do Brandão,por volta de 1896 chegou a ter exploração de minério,mas não foi para frente,não sei por quais razões.
E Gagé continua pertencendo Conselheiro Lafaiete.
Existe também a localidade de Pequeri que pertence Congonhas.
Essa notícia é de 118 anos atrás.
Pesquisando a História,Genealogia,e fatos Interessantes do passado e presente desde os Carijós,Queluz de Minas,até a atual Conselheiro Lafaiete. BLOG HISTÓRIAS DE LAFAIETE ( CONSELHEIRO LAFAIETE ESTADO DE MINAS GERAIS PAÍS BRASIL) Ajude o blog para que eu possa continuar produzindo conteúdos ,e seja bem vindo sugestões e críticas. Estou com projeto de lançar o livro por isso preciso de recursos. colabore com qualquer quantia pix: lufeand@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário