DOM DANIEL TAVARES BAÊTA NEVES
foto:Santinho do Bispo
Dom Daniel,nasceu em Conselheiro Lafaiete (na época cidade Queluz de Minas),em 11 de março de 1911,filho de Daniel Justiniano Baêta Neves e Luiza Tavares de Melo.
Foi ordenado sacerdote em 30/11/1935,em Mariana.
Em 29/3/1947 Daniel foi nomeado bispo Auxiliar de Mariana,e Bispo Titular de Parnasso ¹.
A ordenação episcopal de Dom Daniel ,aconteceu no dia de São Pedro e São Paulo,em 29/6/1947,na Matriz Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete,pelas mãos do Arcebispo de Mariana,Dom Helvécio Gomes de Oliveira,e teve como co-celebrantes o Congonhense Dom Rodolfo das Mercês de Oliveira e Dom João Batista Cavati,e o pároco da matriz era o Cônego José Sebastião Moreira,grande amigo do então novo bispo.
O Jornal Correio da Semana,de 3/7/1947,deu notícia de toda a sagração de Dom Daniel.
O prefeito de Lafaiete da época,Antônio Bandeira Furtado de Mendonça,em 1947,soube que Daniel,seria bispo,e ele mandou fazer um passeio,em volta da Matriz,para os festejos da sagração ao bispo.fizeram um filme dos festejos,mas foi perdido o filme.
Em 11/5/1958,Dom Daniel foi nomeado o primeiro bispo titular da cidade de Januária,em Minas Gerais,e ficou no cargo até 1/6/1962,quando renunciou,por motivos de saúde,e foi nomeado bispo titular de Alexandria Menor ¹,e depois foi nomeado o Bispo Titular de Sete Lagoas,em Minas Gerais,em 4/6/1964,onde ficou no cargo até seu falecimento,sendo o segundo a ocupar esse cargo.
Dom Daniel foi o primeiro bispo nascido em Conselheiro Lafaiete,e foi o representante da Arquidiocese de Mariana no Concílio Vaticano II (1962 a 1965).
Em 1980,o Papa João Paulo II,estava em visita pelo Brasil,e dia 8 de julho,estaria previsto que Dom Daniel fosse encontrar com o papa,para o evento do Congresso Eucarístico Nacional. Mas quando Daniel,estava no Aeroporto Internacional de Brasília,ele teve o infarte e faleceu no dia 7 de julho de 1980,quando estava preparando para viajar para Fortaleza,onde pretendia encontrar com João Paulo II.
O corpo do Bispo,foi velado na CNBB em Brasília,e depois foi sepultado na
cidade de Sete Lagoas onde era Bispo.
Nota:¹ todo bispo auxilar é bispo titular numa diocese que não existe fisicamente,mas que no passado tinha muitos cristãos,e onde hoje nessas regiões são domínio de outras religiões.
Fonte:wikpédia,Jornal panorama de 1980 e site queluzdeminas.com.br
FOTOS
Foto:Dom Daniel na Matriz em 1963,na festa da coroação pontifícia de Nossa Senhora.Foto no facebook de Realmente Amigos de Lafaiete
Foto:Notícia do Jornal Panorama de 1980,falando da morte do Bispo.Foto de Mauro Dutra de Faria.
Foto:Posse De Dom Daniel,em Sete Lagoas em 1964,o bispo está ao lado do prefeito de Lafaiete Orlando Baêta e do outro lado o Monsenhor José Sebastião Moreira. Foto de Mauro Dutra de Faria.
Pesquisando a História,Genealogia,e fatos Interessantes do passado e presente desde os Carijós,Queluz de Minas,até a atual Conselheiro Lafaiete. BLOG HISTÓRIAS DE LAFAIETE ( CONSELHEIRO LAFAIETE ESTADO DE MINAS GERAIS PAÍS BRASIL) Ajude o blog para que eu possa continuar produzindo conteúdos ,e seja bem vindo sugestões e críticas. Estou com projeto de lançar o livro por isso preciso de recursos. colabore com qualquer quantia pix: lufeand@gmail.com
oi Luiz, li sua matéria sobre Dom Daniel. Tinha uma curiosidade sobre onde ele estava sepultado. Depois fala comigo sobre isto que tenho algo a acrescentar.
ResponderExcluirQue bom Geraldo Lafayette por ter visto essa postagem. O Dom Daniel em 1980 foi sepultado na cripta da catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas,fato confirmado no site da diocese de Sete Lagoas
ResponderExcluir