terça-feira, 7 de março de 2017

SÃO GONÇALO DO BRANDÃO

SÃO GONÇALO DO BRANDÃO

  Essa localidade da zona rural,pertence a Conselheiro Lafaiete,e tem suas origens no início do século XVIII,quando os Portugueses Manoel Pereira Brandão e Bernardo Martins Pereira,chegaram por volta de 1720,e se fixaram nessas terras,onde fundaram suas fazendas.O local chamava São Gonçalo do Camapuã,mas o nome final ficou o Brandão,por causa da presença da família nesse povoado.Embora hoje em dia é raro pessoas com nome de Brandão na localidade.

CAPELINHA ANTIGA DE SÃO GONÇALO



 foto:Arquivo pessoal,O que sobrou da velha capela de São Gonçalo e o cruzeiro.





Essa localiza dentro do cemitério do local,e atrás da igreja nova.
 Em 1726,o Manoel Pereira Brandão conseguiu uma provisão para a construção de uma capela de São Gonçalo,nessa localidade.Mas foi construída durante esse século XVIII.
  E dizem que onde tem um muro no cemitério de pedra era onde morava o citado Manoel.
  Um coveiro me contou que onde tem o cruzeiro,em frente a capelinha,era onde ficava o resto da igreja que foi demolida,e sobrou apenas a capelinha,a demolição parcial deve ter sido no século XX.E tem uma escadinha,perto do cruzeiro que era entrada para essa igreja.E esse cruzeiro tem seis degraus e dizem que quem o fez enterrou uma bíblia debaixo dos degraus.
 Segundo Avelina Noronha,em 1808,foi feita do lado direito,uma sacristia.E em 1815,também na pequena igreja,o escravo Silvério Dias,discípulo do famoso escultor Vieira Servas,contemporâneo do mestre Aleijadinho,fez uma talha em estilo rococó nesta igreja como também na Matriz Nossa Senhora da Conceição.Sendo que Cônego Santa Apolônia prometeu liberdade a Silvério se fizesse estas obras em Queluz.
 A antiga capela,com belíssimo altar,serviu ,por longos anos,para ritos litúrgicos dos moradores daquela povoação.Apesar de nunca ter sido capela curada,o padre Cândido Tadeu Pereira Brandão (bisneto do português Manoel Pereira Brandão,e filho de outro Manoel Pereira Brandão),4° vigário colado da Matriz de Queluz,conseguiu do Bispo de Mariana,o privilégio de pia batismal para aquela capela.A capela de São Gonçalo foi filial da Matriz Nossa Senhora da Conceição de Queluz,até 1911,quando foi elevada a capela curada,mas nunca se tornou paróquia.
  Por volta de 2000,a capelinha foi restaurada,graças ao pedido da comunidade e de um banco que ajudou.



IGREJA NOVA DE SÃO GONÇALO






 foto:Arquivo pessoal,Igreja Nova.











  Segundo uma moradora da região,me informou que essa nova igreja,ficou pronta em 1953,e que foi construída pelo Monsenhor Antônio José Ferreira,sem demolir o resto da velha capelinha.
 Essa comunidade pertenceu a paróquia Nossa Senhora da Luz entre 1993 a 2014,e São Gonçalo voltou a pertencer a paróquia de São Sebastião,pertenceu de 1941 a 1993,e em 2014,e oficialmente em 2 de junho de 2016,assinou o decreto o Arcebispo de Mariana,Dom Geraldo Lyrio da Rocha,que São Gonçalo voltou a pertencer a São Sebastião.

Fontes:Parte do texto do site da prefeitura de Conselheiro Lafaiete,Livro Garimpando no Arquivo Jair Noronha,de Avelina Noronha na pagina 171 e 172,e pesquisa do autor da postagem.



Um comentário:

  1. Nossa! voltei a 20 anos atrás , participei da restauracao dessa capela fazendo os serviços de marcenaria sob os cuidados e responsabilidade técnica do Grupo oficina de restauro !!

    ResponderExcluir