sábado, 25 de março de 2017

FAZENDA DOS MACACOS DE LAFAIETE

FAZENDA DOS MACACOS DE LAFAIETE




 foto:Fazenda dos Macacos,Arquivo pessoal.






  Fazenda localizada dentro dos limites de Conselheiro Lafaiete,acesso pela BR 040,KM 643,distante a 4 quilômetros da estação de Buarque de Macedo e doze do centro de Conselheiro Lafaiete.
   Hoje é de propriedade particular,chegou a ser restaurante anos atrás.E na verdade quando entramos pela Br 040,se chega aos fundos da fazenda,nos tempos antigos ia pela fazenda por outro caminho,porque a Br não existia antes.
  Segundo o Historiador Joaquim Rodrigues de Almeida,no século XVIII,o português José da Costa Oliveira teria comprado está fazenda por volta de 1748,e José morava na extinta fazenda dos Lençois,que era nas proximidades.
  José da Costa Oliveira teve 11 filhos entre eles o caçula Capitão Felisberto da Costa Pereira (morreu em 1801),e esse teve 9 filhos entre,eles o Coronel Antônio Rodrigues Pereira (Barão de Pouso Alegre) que da união com Clara Ferreira de Azevedo,tiveram dois filhos o Washington Rodrigues Pereira e o Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira,que anos depois a cidade de Queluz,passou a chamar Conselheiro Lafaiete. A Fazenda dos Macacos,foi visitada pelo imperador Dom Pedro II,em março de 1881.
 O tombamento da fazenda foi em 1977,pelo IEPHA (Instituto estadual de Patrimônio Histórico).
   A origem do nome "macacos" ainda continua sem uma certeza,e existe três versões para o nome. uma sugere por causa de tantos macacos que lá havia,outra por causa dos escravos,e a outra por causa que os portugueses eram chamados pejorativamente de macacos pelos brasileiros. Já tentaram mudar o nome da fazenda,para fazenda da constituição,depois fazenda Pouso Alegre,e não obtive sucesso,e ficou o nome que continua.
 Até 1998,a fazenda dos Macacos,pertencia o município de Cristiano Otoni,mas a partir desse ano,voltou a pertencer Conselheiro Lafaiete.

Fonte:diversos jornais,e livro "Lafayette Rodrigues Pereira um ilustre Queluzense,de Allex Milagre.

7 comentários:

  1. MEU NOME É JOAQUIM PEDRO CALDAS DE SOUZA. SOU TETRANETO DO CAPITÃO ANTÔNIO RIBEIRO DA COSTA CALDAS, NETO MATERNO DE JOSÉ DA COSTA OLIVEIRA, CONSTRUTOR DA FAZENDA DOS MACACOS.ESTOU ORGANIZANDO A GENEALOGIA DA FAMÍLIA CALDAS E OUTRAS RAMIFICAÇÕES MINEIRAS E PAULISTAS A ELA INTERLIGADAS. ASSIM SENDO, GOSTARIA DE ADQUIRIR O LIVRO "LAFAIETE RODRIGUES PEREIRA UM ILUSTRE QUELUZENSE" DE ALEX MILAGRES. MINHA PENTAVÓ ANNA MARIA DA CONCEIÇÃO FOI FILHA DE JOSÉ DA COSTA OLIVEIRA E IRMÃ DO CAPITÃO FELISBERTO DA COSTA PEREIRA. ASSIM SENDO, ESSE LIVRO SEREIA DE GRANDE UTILIDADE PARA MIM. MEU E-MAIL: joaquimpedroc@gmail.com quem tiver o livro para vendê-lo, favor entrar em contato comigo.

    ResponderExcluir
  2. Joaquim,acredito que o grupo Lesma possa ter um livro para vender do Allex Milagre e o telefone do Osnir é esse (31) 993992345,e ele pode te informar. Eu te agradeço Joaquim pela visualização do blog,e espero que o livro possa te ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Fernando, obrigado pela atenção.O seu Azevedo é de origem da ramificação do Conselheiro Lafaiete. Se for, o que vc é dele? Vc é de Conselheiro Lafaiete? Acredito que somos primos. Gostaria de conhecer essa região. Um abraço. Joaquim

      Excluir
  3. MEU PAI, ANTONIO PEDRO DO AMARAL,NASCEU EM LAFAYETE. MINHA BISAVÓ, FRANCISCA BRANDÃO, HERDOU UMA FAZENDA, JUNTAMENTE COM O FILHO, ARISTIDES EDUARDO BRANDÃO DO AMARAL E FOI DONA DA FAZENDA ATÉ OS ANOS 50. DIZEM QUE HÁ UMA RUA COM O NOME DE MEU BISAVÔ, O MESMO NOME DE MEU PAIS, ANTONIO PEDRO DO AMARAL. SERÁ QUE O SR. TERIA MAIS INFORMAÇÕES ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia José, estou detalhando a arvore genealogica da minha familia e cruzei com um Aristides Eduardo do Amaral, nascido em 1880, filho de Antonio Pedro do Amaral e Francisca de Paula Amaral Brandão, de Conselheiro Lafaiete. Aristides casou com minha tia-bisavó Amélia Vieira. Te diz algo?

      Excluir
    2. José, poderias me escrever pelo email paul.pontbriand@gmail.com? Por favor. Acredito que possa me ajudar muito a completar a vertente dos Amaral

      Excluir
  4. Luiz Fernando, boa noite!
    Meu nome é Andrea e estou
    No MyHeritage. Minha bisavó era Ernestina Rodrigues Pereira Ferreira e estou procurando minha trisavó que creio ser (Simira??) Rodrigues Ferreira (procuro seus pais, avós etc…) Simira era casada com Manuel Jacintho Ferreira. Creio que tem ligação com Antônio Rodrigues Pereira mas não sei como. Não sou estudiosa de Genealógia mas gostaria muito de completar minha Arvire mas não consigo linkar. Se puder me ajudar sou grata.
    Abraços
    Andréa Arouca Duarte
    Arouca Duarte Web Site

    ResponderExcluir