quinta-feira, 16 de março de 2017

ALGUNS CASAMENTOS EM CARIJÓS

ALGUNS CASAMENTOS EM CARIJÓS

  Nota de alguns casamentos na antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição de Carijós,atual Conselheiro Lafaiete-MG.

* Aos 4 de fevereiro de 1732,pelas 11 horas do dia,com provisão do revdo Dr. Vigário da Vara José Souza Ribeiro de Araújo,na forma do concílio Tridentino,na Matriz de Carijós,casou se José da Costa de Oliveira (filho de André da Costa de Oliveira Raio e Antônia da Costa Azevedo),natural da cidade Braga,Freguezia de São Vitor,Portugal,com Leonor Pereira de Jesus,natural de Carijós,filha do sargento mor Alexandre Pereira de Araújo e Maria Josefa de Jesus.  Testemunhas:Apolinário Pereira,padre Bento Marques e padre Manoel Correa.
  (José da Costa Oliveira morava na extinta fazenda do Lençol,bisavô do Conselheiro Lafayette)


* Na Matriz de Carijós,casou em 1733,Jerônimo da Costa Guimarães,(filho de João Guimarães da Costa e Jerônima Martins),natural de São Torquato,Arcebispado de Braga em Portugal,com Domiciana de São José,(filha de Manoel Pereira Brandão e Jeronima do Pinho),naturais de São Miguel do Urro,bispado de Lâmego,Portugal.  (bisavôs do Padre Cândido Tadeu Pereira Brandão e do Marciano Pereira Brandão,da revolução de 1842)

* Em 1734,na Matriz de Carijós,casou João Vaz de Lima,natural de Carvalhões,Arcebispado de Braga,Portugal,filho de Lourenço Vaz e Ana Fernandes,com Pascoa da Ressureição de Jesus,filha de Francisco Antônio e Francisca de Jesus,da freguesia de Santo Idelfonso,da cidade de Porto,Portugal.
 João Vaz de Lima é pais dos Padres Manoel e Matias Vaz de Lima e avô do ten. Francisco das Chagas de Jesus,tronco dos Chagas,do Lamim)

* Em 1782,na Matriz de Carijós,casou Manoel Henriques Pereira Brandão (filho de José Henriques e Rosa Maria de São José),com Ana Maria,nascida e Batizada em Itaverava,filha de Francisco Ribeiro da Silva e Maria Rosa. (é pai do fundador da cidade de São João Nepomuceno,Domingos Henriques de Gusmão).

Fonte:Livro inédito de Padre José Duarte de Souza Albuquerque,sobre a Matriz de Carijós,livro de 1978,páginas 49 e 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário