Hoje vou falar da Avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira,região do bairro Centro de Conselheiro Lafaiete.
Foi uma das ruas que mais trocaram de nomes. Primeiramente vou recordar um texto escrito pelo historiador Antônio Perdigão (1918-2010) para o Jornal Panorama de 1979 sobre a referida rua e depois falarei sobre a rua.
No livro de Perdigão,ele diz que as ruas tiveram esses nomes : Rua do Carmo,Rua Barão de Triunfo, Avenida João Pessoa,Avenida Benedito Valadares,Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira. ¹
Avenida Pref. Mário R. Pereira na década de 1930
foto:Postagem do Facebook "Realmente Amigos de Lafaiete" (não identifiquei o autor da foto original).
Assim Perdigão escreveu para o Jornal Panorama na edição de Março 1979:
AVENIDA DR. MÁRIO RODRIGUES PEREIRA
"Saindo do Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes, havia uma estrada que servia de passagem para carros de boi e tropas, o qual dava acesso ao sítio das Bananeiras, hoje bairro Santa Matilde. Este trecho fazia parte da Estrada Real, que liga Rio de Janeiro à Vila Rica (Ouro Preto).
A capela de Nossa Senhora do Carmo, construída no século XIX, situada no início da rua dos Pinheiros, hoje Benjamin Constant, influenciou o núcleo residencial à sua volta. Perto da capela foi construído um sobrado, que abrigou a sede da Câmara Municipal da Vila de Queluz, neste sobrado residiu por longo tempo o Capitão José Albino de Almeida, conhecido por Zeca Albino.
Este antigo caminho recebeu o nome de rua do Carmo, devido à capela, e mais tarde passou a se chamar rua Nossa Senhora do Carmo.
Em 1894, alguns rapazes criaram o Grupo Cênico dos Carijós e em 1895 construíram nesta rua um barraco coberto de zinco, com paredes de paus roliços e taquara para apresentarem seus espetáculos. Neste mesmo ano, foi construído um prédio com dois pavimentos neste mesmo local, abrigando o Teatro Santa Cecília. Atualmente aí se encontra o Clube Carijós.
A rua cresceu e foi arborizada. O cemitério, que ficava no interior do adro da Matriz foi transferido para um morro atrás da capela do Carmo. Atrás da capela havia também a fonte do Carmo, que servia água fresca e limpa.
Em 1912 a rua do Carmo recebeu melhoramentos, neste ano foi fundado o Clube Carnavalesco Carijós, com sede inicial localizada em casa na esquina com a rua Assis Andrade. Em 1917 o clube adquiriu o prédio do Teatro Santa Cecília, onde permanece até hoje.
Em 1923 a rua recebeu o primeiro ginásio masculino da cidade, o ginásio Queluziano, que possuía seu Tiro de Guerra. A sede do ginásio foi ocupada posteriormente pelo Hospital Nossa Senhora do Carmo, e adiante pela delegacia de polícia. Nesta rua também funcionou a escola do Professor Virico, e após a revolução de 30 a rua passou a se chamar avenida João Pessoa. Em 1937 lhe foi dado o nome de avenida Benedito Valadares, depois de 1954 voltou a ser avenida Nossa Senhora do Carmo e atualmente, em homenagem ao grande médico e homem público tem o nome de avenida Dr. Mário Pereira.
Rua famosa e cheia de tradições, já foi palco do “Passo da Semana Santa”, abrigou chafariz, igreja, festas religiosas, farmácia, padaria, teatro, e também o prédio da escola Domingos Bebiano, construído em 1926. Grandes personalidades residiram aí como os presidentes da Câmara Zeca Albino e Aprígio Andrade, o prefeito Dr. Mário Pereira, Seu Virico, Oliveiros de Souza, Chico Barão, as famílias Albino, Albuquerque e Campolina.
Atualmente no local do antigo
paço municipal, ergueu-se o Palácio da Prefeitura. Está situado também o
moderno prédio do Clube Carijós, onde funcionou o Teatro Santa Cecília e o
Clube Carnavalesco Carijós. A praça Nossa Senhora do Carmo, no fim da avenida
nos remete à nostálgica capela do Carmo, com seus profetas e lendas."
Fontes: Jornal Panorama, Ano I, nº 50- Março 1979
http://bibliotecalafaiete.blogspot.com/p/ruas-pracas-e-avenidas-da-cidade.html
¹ livro "De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete (Pelas ruas da Cidade) edição de 2007 escrito por Antônio Luiz Perdigão. (Entre páginas 97 e 99)
² Escrito de Allex Milagre para o jornal Correio da Cidade,edição 23/8 a 29/8/2008 " A Memória do Doutor Mário Pereira" .
Avenida depois de 1979
Após 1979. Vimos sendo demolidas várias casas antigas,entre elas o solar do Zeca Albino (hoje é o atual numero 184) em março de 1979 (mas já estava em ruínas após seu incêndio em 1959),a casa modernista do ex Prefeito Dr Mário em agosto de 2008 (atual número 84) ,sendo que em 2022 a casa antiga de número 158 também foi demolida e além de outras casas.
A Velha Capela do Carmo era do Século XVIII ,demolida nos anos de 1950. E onde hoje é o Pronto Socorro Municipal (n° 175) no passado era o Hospital Nossa Senhora do Carmo que fechou em 1973.
Nessa avenida que ainda funciona a prefeitura Municipal (n° 10),,Pronto Socorro municipal (n° 175),Escola Domingos Bebiano (n° 248) e além de vários comércios . A avenida ainda é destaca por várias plantações de palmeiras do seu início ao fim.
Avenida no ano de 2021,vendo as palmeiras e abaixo uma casa antiga (n° 104) que era da Família Mafuz.
foto:Autor da Postagem,6/4/2021
Homenageado
O Prefeito Mário Rodrigues Pereira foi prefeito de Conselheiro Lafaiete,entre 1934 a 1945. Sendo um dos melhores que passaram por nossa cidade.
Prefeito Mário Rodrigues Pereira foto:reprodução biblioteca pública de Lafaiete Segundo o Historiador Allex Milagre (1971-2009) o Prefeito Mário nasceu na fazenda da Cachoeira em Carandaí,aos 19 de junho de 1898,era filho do Major Francisco Rodrigues Pereira (Chico Barão) e Maria Alves Pereira. E faleceu em 10 de setembro de 1964,aos 66 anos. ²
Saber Mais
Veja o livro "De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete (Pelas ruas da Cidade) edição de 2007 escrito por Antônio Luiz Perdigão. Entre páginas 97 e 99
Veja nos arquivos desse blog as postagens de ruas antigas parte 1 a 4 (novembro de 2017)
Nenhum comentário:
Postar um comentário