sexta-feira, 17 de novembro de 2017

VELHO PRÉDIO DA CADEIA

VELHO PRÉDIO DA CADEIA

  O velho prédio da Cadeia,onde hoje no local funciona o Museu e Arquivo Antônio Perdigão,na praça Tiradentes,19 no centro de Conselheiro Lafaiete.
  Em 2008,O Saudoso Historiador Allex Milagre,falou sobre esse prédio.

                        Antigo Prédio da Cadeia,década de 1930
                        foto:Tarcisio Souza

                         
                        Antigo Prédio da Cadeia,ao fundo,foto sem data,mas é após a reforma de 1956.
                       foto:Facebook Realmente Amigos de Lafaiete

               Prédio da Cadeia

  Segundo Allex,somente na segunda metade do século XIX é que as repartições públicas começaram a se acomodar em prédios próprios,inclusive a cadeia pública.
  Um empréstimo de 10 contos de reis,concedido pelo presidente da província,através da lei Provincial n° 1741,de 8 de outubro de 1870,possibilitou o início da construção do prédio. Mas as obras não havia sido iniciados por falta de dinheiro. O projeto era para ser de dois pavimentos,a cadeia em baixo e a Câmara em cima,o que foi modificado depois,e optou somente por um andar.
  O engenheiro da província,José Álvares Araújo e Souza,traçou o desenho do prédio,edificado em terreno de propriedade da Câmara de Queluz,sendo o responsável da obra de alvenaria José Joaquim Gonçalves Simão.
  Em 1873 a Câmara solicitou ao governo provincial a mudança do projeto,e a obra já tinha começado.
  Alex não falou de quando ficou pronto o prédio,mas segundo Antônio Perdigão,esse prédio era de 1895 ou 1896. E antes da reforma de 2009,tinha a data de 1895 na lateral do prédio.
  Até 1956,o prédio da cadeia conservou na mesma fachada original. Nessa época,a secretária do Interior e Justiça providenciou uma reforma no velho prédio,alterando o traçado original.
 Em 1978,o prédio estando em situação precária,o então prefeito Pedro Silva reiniciou um demorado processo para conseguir uma verba para reforma do prédio,o que se efetivou no fim do ano de 1980. Os trabalhos da reforma sob orientação técnica do engenheiro Carlos Alberto Gomes Beato,e na ocasião,o delegado de polícia Simeão Lopes empreendeu uma campanha com a finalidade de angariar recursos para execução das obras.
  Em 1987,a cadeia pública transferiu se para um novo prédio construído no bairro Angélica. Após uma tentativa de restauração em sua fachada e reforma interna,o prédio passou a abrigar a Biblioteca Antônio Perdigão - Museu e Arquivo da Cidade.

Fonte: Resumo do que foi escrito por Allex Milagre,no Jornal Correio da Cidade,edição de 12/04 a 18/04/2008.

 NOTA

 Segundo anotações do livro inédito do Padre José Duarte,foi cogitado em 1898,em construir uma cadeia no bairro de Lafayette (atual região do Bairro São Sebastião). O qual a obra não foi feita.

 MUSEU

 
                         A antiga Cadeia,hoje Museu,foto década de 2000.
                         foto:Idas Brasil

 Esse ano faz 30 anos em que o Museu Antônio Perdigão,foi instalado na praça Tiradentes,foi instalado nesse local em 30 de agosto de 1987.
 Sendo que passou por uma reforma entre 2009 e 2010,reinaugurado em 15 de setembro de 2010,e houve também uma reforma recentemente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário