sexta-feira, 24 de novembro de 2017

AFONSO GUIMARÃES

AFONSO GUIMARÃES

  Hoje vou lembrar de um escritor que nasceu na antiga Queluz de Minas,atual Conselheiro Lafaiete,Minas Gerais,e seu nome era Afonso Silva Guimarães.

 Casarão


                    
   Antigo Casarão onde nasceu Afonso e onde Bernardo Guimarães escreveu a Escrava Isaura.
   foto:Museu e Arquivo Antônio Perdigão

  Esse casarão que localizava na atual Rua Desembargador Dayrell de Lima,50 no centro de Lafaiete,foi onde nasceu Afonso Guimarães,e também onde Bernardo Guimarães em 1875,escreveu a história "A Captiva Isaura" (Nome mudado depois para "A Escrava Isaura") que virou novela tanto na Rede Globo e na Rede Record de Televisão.
 Segundo Allex Milagre,nesse casarão além de ter nascido Afonso,em 1873 teria nascido a Isabel irmã do escritor. E que Bernardo teria chegado a Queluz por volta de 1873 e residiu aqui mais ou menos até 1877,e depois veio a falecer em Ouro Preto. E também por volta de 1848,foi morada de Padre Cândido Tadeu Pereira Brandão.
    Anos depois foi sede da Escola Monsenhor Horta,e o casarão foi demolido em 1978.


                                     foto:Mauro Dutra de Faria,foto sem data
 
 Depois no local construíram o prédio da Escola Estadual Gabriela Mendonça,e demoliram a escola em 2000,e construíram no lugar uma estrutura para supermercado.
 E hoje no lugar do casarão atualmente funciona um Supermercado.


                           Atual local,foto de 2013
                      foto:Google Maps reprodução

Afonso Guimarães

    Nascido em 30 de abril de 1876,filho do famoso escritor Bernardo Joaquim da Silva Guimarães ( N 15/8/1825 - F 10/3/1884) e Tereza Guimarães .
   Foi o primeiro lafaietense a ingressar na Academia Mineira de Letras,sendo na época o melhor romancista mineiro. Afonso faleceu em 24 de novembro de 1955,em Belo Horizonte.

fontes: Livro Sítio Histórico,ano de 2002 e Jornal Correio da Cidade de 24/3 a 30/3/2007 escrito por Allex Milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário