quinta-feira, 2 de novembro de 2017

RUAS ANTIGAS - PARTE 2

RUAS ANTIGAS -  PARTE 2

   Continuando a falar sobre as ruas antigas de Conselheiro Lafaiete. O decreto N 20,que foi publicado pelo extinto "Jornal Correio da Semana",em 25 de novembro de 1939.

                                                         Avenida Furtado década de 1950
                       foto:Arquivo Museu Antônio Perdigão

  Nome das ruas antigas em 1939.

B - BAIRRO DO PRADO (atual Bairro São Sebastião)

Avenida Furtado - início na rua Dr. Campolina e termina na Vila Carijós.

Avenida Pedro II - início na rua Comendador Nemésio e termina na rua São Jorge.

Avenida Pedro I - (rua) - início na rua Comendador Nemésio e termina na rua São Jorge.

Rua Comendador Nemésio - início na Avenida Furtado e termina no Alto da Vista Alegre.

Rua Bias Fortes - início na Rua Marechal Floriano e termina no Alto da Vista Alegre.

Rua São Jorge - início na rua Marechal Floriano e termina no Alto da Vista Alegre.

Rua São José - início na Avenida Furtado e termina no Alto da Vista Alegre.

 C - BAIRRO DA FONTE GRANDE

Rua dos Inconfidentes - início na confluência com as ruas Horácio de Queiroz e Santa Apolônia e termina na confluência com a Rua Silva Jardim. **

Rua Silva Jardim - início na confluência com a rua dos inconfidentes e termina na confluência com as ruas Cel. Albino e Saldanha Marinho.

Rua Santa Apolônia - início na confluência das ruas Horácio de Queiroz com Inconfidentes e termina na rua Cônego Vieira.  #

Rua Rodrigues Costa - início na rua Silva Jardim e termina na rua Santa Apolônia.

Rua Cônego Vieira - início na rua Silva Jardim e termina na rua Santa Apolônia.

Rua Saldanha Marinho - início na confluência das ruas Silva Jardim com Cel. Albino e termina na confluência com a rua Fernandes Leão.

Rua Sandoval Azevedo - início na Avenida Benedicto Valadares e termina na confluência das ruas Horácio de Queiroz e Inconfidentes.

Rua Fernandes Leão - início na confluência com a rua Saldanha Marinho e termina na confluência com a residência de E.F.C.B

D - BAIRRO DO ROSÁRIO

Rua Assis Andrade - início na Avenida Benedicto Valadares e termina na confluência com as ruas Amaro Ribeiro,Barão de Coromandel e Nogueira Coelho.

Rua Barão de Coromandel - início na confluência com as ruas Assis Andrade,Nogueira Coelho e Amaro Ribeiro e termina na Rua Mello Vianna.

Rua Nogueira Coelho - início na Rua Afonso Pena e termina na Rua João Pessoa. &

Rua Amaro Ribeiro - início na confluência com as ruas Assis Andrade,Nogueira Coelho e Barão de Coromandel e termina na Rua Aprígio Andrade.

Rua João Pessoa -(avenida) - início na rua Horácio de Queiroz e termina na confluência das ruas Pimentel Salgado e Aprígio Andrade.

Rua Aprígio Andrade - início na Rua Cel. Albino e termina na rua Pimentel Salgado.

NOTAS DIVERSAS

 Algumas ruas ou não existiam ou não foram citadas,como por exemplo no Bairro Fonte Grande,as ruas 7 de setembro e 15 de novembro,Antônia Meirelles e outras menores.
 O jornal também não falou sobre onde inicia e termina a Rua Coronel Albino. E essa rua começa na Praça Getúlio Vargas e termina na Fonte Grande.
 O jornal também não falou onde inicia e termina a Rua Pimentel Salgado no Bairro Rosário,e ela começa na Rua Barão de Coromandel e termina na confluência com Avenida João Pessoa.

 & Rua Nogueira Coelho - atualmente inicia na Rua Assis Andrade e termina na Avenida João Pessoa. A rua da escadinha,chama Rua Antônio Albuquerque Brandão,com início na rua Afonso Pena e termina na Rua Assis Andrade.

# Rua Santa Apolônia tem esse nome em homenagem ao Lafaietense Cônego Santa Apolônia,que foi inconfidente. As ruas do bairro Fonte Grande,algumas delas foram em homenagem aos inconfidentes. Atualmente a rua Santa Apolônia tem início na Avenida João Pessoa e termino na Horácio de Queiroz.

** Rua dos Inconfidentes atualmente tem início na Rua Felipe Dias da Silva e termina na confluência com a Rua Sandoval Azevedo,Horácio de Queiroz e Santa Apolônia. Antes não existia parte dessa rua,porque onde tem o buracão não havia ligação com o atual início da rua. Foi na administração do prefeito Abel Dutra (entre 1968 a 1971) que a rua passou a ter ligação.

 (CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO)



Um comentário:

  1. Oi Bom dia, Você sabe me dizer onde eu encontro a história da Rua Joemir Faria de Conselheiro Lafaiete? não acho nos sites das prefeituras e nem da Biblioteca da cidade. Se puder me ajudar, obrigada!

    ResponderExcluir