CRISTO DE LAFAIETE
Monumento do Cristo Redentor
foto:Idasbrasil.com
Um dos cartões postais de Conselheiro Lafaiete,o Monumento do Cristo Redentor,hoje faz 29 anos de inauguração.
Cristo e a vista da cidade
foto:Antônio Noronha
Sobre o Monumento
O cristo de Lafaiete,é uma cópia do Cristo Redentor do Rio de Janeiro,que foi inaugurado em 1931. Segundo o site Mistérios do Universo,diz que no Brasil existe 33 Cristos semelhantes ao do Rio de Janeiro.
Cristo de Lafaiete
Foi planejado pelo ex-Prefeito de Lafaiete e Engenheiro Orlando Baeta,e já o monumento foi esculpido pelo artesão Vicente Martins Alves (Vicente Rapadura),que construiu a imagem de concreto que tem 15 metros de altura e 15 metros entre os braços,e colocada sobre uma base de concreto de 13 metros. Localizado em um dos pontos mais altos da cidade,no bairro de Santa Efigênia,de onde vê boa parte da cidade. E somando tudo é no total 29 metros de altura.
O início da obra,foi durante a administração do Prefeito Vicente Faria (entre 1983 e 1988),e o Monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de novembro de 1988.
Pesquisando a História,Genealogia,e fatos Interessantes do passado e presente desde os Carijós,Queluz de Minas,até a atual Conselheiro Lafaiete. BLOG HISTÓRIAS DE LAFAIETE ( CONSELHEIRO LAFAIETE ESTADO DE MINAS GERAIS PAÍS BRASIL) Ajude o blog para que eu possa continuar produzindo conteúdos ,e seja bem vindo sugestões e críticas. Estou com projeto de lançar o livro por isso preciso de recursos. colabore com qualquer quantia pix: lufeand@gmail.com
Hoje eu e meu Amigo luiz Paulo Viol,tivemos o grande prazer de conhecer o Sr.Vicente Martins Alves ( Vicente Rapadura ), o artesão que construiu a estátua do cristo de Lafaiete.
ResponderExcluirHomem dinâmico,hoje com 96 anos de idade,e com muita paixão pela Vida.Dotado de uma inteligência diferenciada,ele nos falou com entusiasmo das outras 5 estátuas que construiu em Minas Gerais.
Apaixonado também por Motocicletas e Aviões , nos mostrou seus vários troféus de competições realizadas no Brasil e também no exterior.Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi ele nos contar sobre uma das suas competições realizada no exterior, mais precisamente em Israel, onde ele discorreu, não só sobre a corrida propriamente dita mas, também sobre fatos relatados na Bíblia sobre o mar morto, mar da Galileia e das Cidades de Sodoma e Gomorra.
Não tenho como resumir neste pequeno espaço a enorme alegria de haver conhecido hoje o Sr. Vicente Rapadura,cuja mente ou melhor dizendo, cuja inteligência, folgo em dizer é um Dom de Deus liberado para um ser humano Fantástico.
Por fim,gostaria de sugerir aos nossos representantes Municipais que se fizesse uma homenagem merecida a este senhor artesão Vicente Martins Alves (Vicente Rapadura),que é um exemplo de cidadania para nossa cidade de Conselheiro Lafaiete.
Grande Abraço Sr.Vicente Martins Alves (Vicente Rapadura).