A EXECUÇÃO DE "O GUARANI "
No século XIX,uma família de músicos residia em uma casa ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Conceição,de Queluz de Minas,atual Conselheiro Lafaiete.
O maestro Francisco Coelho de Albuquerque e seus filhos tinham uma orquestra de violinos e costumavam tocar na praça. Um deles,José,foi estudar no Rio de Janeiro. Quando Carlos Gomes,depois do estrondoso sucesso de "O Guarani" na Itália,veio executar a célebre música no Brasil,considerava apenas dois maestros brasileiros à altura de reger a orquestra. Entretanto,um estava doente e o outro,viajando. A escolha para a realização de tão importante tarefa recaiu,então,na pessoa do queluziano José Loureiro de Albuquerque,que regeu,no Rio de Janeiro,uma orquestra com 80 figuras.
Logo depois,a ópera seria apresentada em Ouro Preto. Devido a fortes chuvas,a orquestra teve que pernoitar em Queluz. Antes de prosseguir a viagem,foi executada uma belíssima peça musical no Largo da Matriz (atual praça Barão de Queluz) . Assim,os queluzianos tiveram a honra e a felicidade de assistir a uma das primeiras exibições de " O Guarani" no Brasil.
Fonte: Livro Sítio Histórico,de Conselheiro Lafaiete,ano 2002,página 27,cartilha escolar.
Nota: falta saber quem foi o autor desta notícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário