Esse bairro localizado,na região central,de Conselheiro Lafaiete. E recebeu esse nome de Fonte Grande em homenagem à fonte localizada ao centro desse bairro.
Fonte
Fonte Grande por volta de 1934
foto:Projeto Conhecer (reprodução).
Numa reportagem do jornal Correio da Cidade,edição de 26/03 a 1°/4/2017,e que entrevistou o morador do bairro Mauro Lúcio Moraes,e segundo esse morador conta que em 1861,o capitão José Inácio Gomes Barbosa construiu uma fonte de alvenaria com as bicas de ferro. "Essa primitiva fonte conservou seu estilo original até 7 de setembro de 1977,quando foram feitas obras de modernização no local ". E a obra foi planejada e executada por Gil Simões Martins.
Jornal Panorama de 1977
foto:Mauro Dutra de Faria
Segundo Mauro,durante o Século Passado,havia várias fontes: Fonte Grande,de Santo Antônio,Canuto,do Carmo,Fontinya,Olaria e do Prado.
O Jornal Correio da Cidade,numa reportagem da edição de 17 a 23/7/2010,mostrou que a fonte tinha acabado de ser reformada e recebeu nova pintura,com ajuda dos moradores. E as datas abaixo está escrito 1925 (deve ser de alguma reforma) e 2010.
Fonte em 2010,onde o escrito dizia: "Fonte Grande Menina dos Olhos"
foto:Férias Tur . Br
Principais Ruas
Rua dos Inconfidentes,Saldanha Marinho,Coronel Albino,Isidoro Cardoso,Fernandes Leão,Felipe Dias da Silva,7 de Setembro,15 de Novembro,Santa Apolônia e Silva Jardim.
Curiosidades
* Apesar do bairro não ter igreja Católica,e pertence a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição,já se cogitou em construir igreja no bairro por duas vezes. No Tempo do Monsenhor Moreira,era cogitado em construir num terreno
entre as ruas Inconfidentes e Felipe Dias da Silva. E a segunda vez depois das missões Redentorista de 2005,até foi escolhida como padroeira do bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro,e até tinha um local de celebração na rua Caetano Braga,e não sei se ainda celebram lá.
* Buracão - Nas proximidades da Rua dos Inconfidentes,tem um buracão,que era conhecido como "buracão da Maria Vermelha" (antiga moradora das proximidades). E até no livro de José Assis Silva, "Lafaiete,de Getúlio a JK " na página 122 do livro,o escritor disse: "Acredita-se que o buracão,foi formado talvez por um meteoro,que causou enorme depressão,esse é o "Grand Canyon" de Lafaiete."
* Futebol _ Existia um time chamado XV de Novembro,que acabou em 1982. E também onde hoje é a Praça Vicente Jardim,há muitos anos atrás tinha ali o campo do Brasil Futebol Clube.
* Disputa de Água - Houve uma disputa de água da Fonte Grande envolvendo a Central do Brasil e as lavadeiras de Queluz. Durante os anos de 1883 e 1912,a ferrovia utilizava água da fonte,captada por um encanamento que construíra,deixando as lavadeiras e a população local irritadas. Somente após vários cortes realizados pelas lavadeiras é que a situação ficou resolvida. E a Central passou a usar as águas do Boqueirão (atual B. de Lourdes). (Nota tirada do Atlas Escolar de Conselheiro Lafaiete,ano 2008,página 84).
Nenhum comentário:
Postar um comentário