quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

TESES SOBRE A PRIMEIRA MATRIZ DE CARIJÓS

TESES SOBRE A PRIMEIRA MATRIZ DE CARIJÓS

Amanhã dia de Nossa Senhora da Conceição,e antes de falar das hipóteses de onde ficava a primeira igreja dedicada a padroeira na área de Conselheiro Lafaiete,gostaria de colocar algumas coisas que são certas.
I- Os índios Carijós de acordo com o antropólogo padre José Vicente César,eles já teriam vindo catequizados,para nossa região. E é certo que antes de 1690,de acordo com documento encontrado pelo Historiador Quincas de Almeida,que os índios Carijós e Bandeirantes já tinha construído uma capela de pau a pique dedicada a santa,que serviu por uns tempos para celebração de culto,feito provavelmente pelos Jesuítas a catequese. (Mas não se trata da atual Matriz,essa capela era em outro local)
II- E Com certeza sempre uma capela ia substituindo a outra antiga por causa das fragilidades de materiais.
III- A outra certeza que a atual Matriz,localizada na praça Barão de Queluz foi construída a partir de 1732,e que terminou totalmente anos depois.
IV- Sabe se a Paróquia foi criada em 1709,mas desapareceu os relatos que falam de como foi criada e de quando foi sua provisão.
      Hipóteses de onde era a  primeira Matriz,de acordo com vários escritos de nossa cidade.
1 Largo da Matriz
2 Colégio Estadual Narciso de Queirós
3 Praça Nossa Senhora do Carmo (onde era a antiga Capela)
4 pouco acima da Igreja São João
5 Passagem de Gagé (zona rural da cidade)

                               Vamos ao detalhes:

1 Está hipotese encontrei no livro do Historiador José Damasceno Pinto,que dizia que a atual substituiu a antiga no mesmo local. Mas nos escritos inédito de Padre José Duarte,faz está hipótese ser descartada.

2 Está hipótese é ainda há mais aceita,isso foi o trabalho de Padre José Duarte que pesquisou sobre a História da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Lafaiete,em vários artigos. E de acordo com esse sacerdote,a matriz antiga era onde é o colégio Estadual,porque encontraram ossadas que acreditam ser de índios(nada comprovado) e que tinha um documento que dizia que  o padre Cândido Tadeu Pereira Brandão,tinha duas propriedades em frente a velha Matriz. Mas uma coisa não ficou clara,é o fato de dizer que a antiga igreja ficava na Rua das Palmeiras (sendo que a rua Barão de Suassuí,onde localiza o colégio chamava rua dos Barrancos,e nunca Palmeiras),mas isso deve ter sido erro de escrita.

Antes de falar da 3 e 4 que são baseadas na concessão de Terras de Jerônimo Pimentel Salgado,em 1711,que falava que seu território tinha 1 légua e meia de terras,que vinha do Ribeirão Casa Branca até a Igreja Nossa Senhora da Conceição...
 E uma légua é igual a 6,6 kilometros.

3 Essa tese que é ainda vista em alguns escritos,foi defendido pelo fato que calculou esse trajeto da ponte em cima do atual Rio Ventura Luiz em Casa Branca até o Carmo,nessa suposta trajetória dá 9 Kilômetros,porque pensou que uma légua seria 6 kilometros,mas na verdade é 6,6.

4 Essa tese Defendida pela Historiadora Avelina Noronha,e publicada até no seu livro "Garimpando no Arquivo Jair Noronha",mas que fazendo o trajeto calculou os 9,9 kilometros entre Casa Branca (perto de Gagé) até um pouco acima da igreja São João.A Kilometragem é isso mesmo,mas será que foi desse jeito que foi medido em 1711?

Mas sobre essa duas teses,digo uma coisa em 1711,era outra realidade,talvez não foi desse jeito que foi medido,ainda mais que esse caminho são ruas tortas,na época não existia marcadores kilometricos,e se fosse medido em linha reta daria outra coisa e é possível que tenha medida uma légua para um lado e meia para outro. Embora é certo que as medidas eram rigorosas.

5 Já essa hipótese é defendida pela Avelina Noronha,que diz que Carijós teria começado na Passagem de Gagé,isso no século XVII,porque onde tem muito minério,e havia muita extração de ouro,e depois a sede paroquial que mudou a sede para o São João,por força de mudança do Caminho da Estrada Real,isso na opinião da Escritora.

  Conclusão
Essas cinco hipótese eu já vi em diversos escritos sobre a história de Conselheiro Lafaiete,e talvez nunca vamos concluir qual delas é a correta. O importante é que ainda temos nossa atual Matriz que é uma das poucas igrejas barrocas existentes no interior mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário