sábado, 31 de dezembro de 2016

MEMORIAL DO MILÊNIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE

MEMORIAL DO MILÊNIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE




Monumento do Milênio
foto:Avelina Noronha






        foto:Memorial do Milênio em 2013. foto do google Maps


 Hoje dia 31 de dezembro,quero falar do Memorial do Milênio,localizado na praça do papa,no Bairro Carijós,ao lado do poliesportivo municipal,localizado em Conselheiro Lafaiete. Ele foi construído em 2000,sendo que durante esse ano foram recolhidos por toda cidade diversos materiais de instituições da cidade,que contam a história dessas entidades e também do município e que no total deu 60 livros,e tudo isso foi colocado na urna abaixo do memorial do milênio,e foram encerrados na urna,no dia 31 de dezembro de 2000 (foi o último dia do segundo Milênio). Esses materiais ficaram sobre o cuidado da Universidade Federal de Minas Gerais,para que todos os livros durem mais de 100 anos ao ter que  ficar guardado nesta urna por todo esse tempo. E sabe quando vai ser aberta a urna? Somente em 31 de dezembro de 2100,isso mesmo 2100,na próxima virada do século. Esse deve ser o único monumento desse gênero no mundo,e deveria até ser mencionado no livro do Guinnes World Records,por ser o único nesse estilo.

  CARACTERÍSTICAS DO MONUMENTO

                                 foto:Arquivo pessoal 


  Tem o formato de uma pomba da paz,tendo 13 metros de altura,confeccionado em chapa de aço inoxidável de seis milímetros de espressura,forte para desafiar o tempo,na forma estilizada de uma figura humana,com os pés fincados no chão,tendo,no lugar em que seria o coração,o contorno vazado por uma pomba. E por essa abertura se vê o céu,símbolo do infinito. E ainda na praça,tem o busto do papa João Paulo II,que tanto pregou a paz,e está voltado para o monumento.
   Foi na empresa Tetraminas,localizada na br 040 no bairro Carijós,é que foi fabricada o monumento do milênio,e a pomba ficou exposta em frente a empresa,e quando passamos em frente a Tetraminas a gente vê a pomba e pintada de branca.

IDEALIZAÇÃO DO MONUMENTO

foi idealizado por Elza Verdolim Hudson,que procurou o prefeito da época,Dr. Vicente Faria de Paiva,para a construção de um monumento em que marcasse a virada do milênio,e o prefeito gostou da idéia e pediu ao Sr. Wilson Baêta de Assis,que era o responsável pelo Departamento de Cultura,para recolher materiais diversos para serem encerrados na urna até o dia 31 de dezembro de 2000,e assim foi feito.


           Elza Verdolim Hudson,falecida em 26 de julho de 2018
         foto:Avelina Noronha


CONCLUSÃO

E esperamos que em 2100,ele seja aberto pelas gerações prosperas. Espero que em 31 de dezembro de 2100,a urna seja aberta e que Lafaiete,quem sabe até uma repercussão Nacional ou até mundial desse futuro acontecimento.


PLACA DO MONUMENTO


foto:Avelina Noronha




(atualizado em 28 de julho de 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário