sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE LAFAIETE

MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE LAFAIETE






 foto:Mauro Dutra de Faria,Imagem da Padroeira



O culto a imaculada Conceição,na região de Campo Alegre dos Carijós (atual Conselheiro Lafaiete),é bem antigo,já existia desde o final dos anos de 1600,e sendo que provavelmente muitos índios Carijós já vieram catequizados,e conheciam essa devoção do catolicismo. E que o Bandeirante Borba Gato teria fundado o arraial por volta de 1674,e que carijós era o maior reduto de índios³.
  Mas a primeira notícia sobre alguma igreja da santa foi uma encontrada pelo historiador Quincas de Almeida,que diz que por volta de 1690,uma capela foi construída de esteira,coberta por capim,e não haveria material apropriado,e essa capela foi construída pelos índios Carijós e Bandeirantes.
  Em 1709,foi criada a paróquia Nossa Senhora da Conceição e o padre Gaspar Ribeiro Pereira¹,foi enviado pelo bispo do Rio de Janeiro,dom Frei Francisco de São Jerônimo,criando a paróquia,pertencendo a essa diocese,e nossa cidade,chamava Aldeia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós,foi a 13° paróquia em Minas Gerais a ser criada.
  E por volta de 1730,² mandou-se trazer,da cidade de Porto em Portugal,uma nova imagem da padroeira,em madeira,belíssima em sua concepção artística,que até hoje é venerada na cidade. O culto a virgem reunia a população constituída de nobres,alguns descendentes de Afonso Henriques,fundador de Portugal,do povo,ficando,do lado de fora da igreja os escravos. Tudo que está escrito acima não aconteceu na atual matriz,mas em outro local.

                     ATUAL MATRIZ


 foto:Arquivo do Museu Antônio Perdigão,Matriz em 1881



A atual Matriz localizada na praça Barão de Queluz,no centro da cidade,construída a partir de 1732,tem o painel do altar mor,os retábulos e altares,possuem características das três classes barrocas do Brasil,e ainda tem uma imagem do senhor dos passos,vinda de Portugal no século XVIII,que tem o sangue da testa e das mãos encarnados em rubi (imagem desse gênero no Brasil só tem essa,e as outras em Ouro Preto e Salvador). E no interior da igreja,estão sepultados,entre os restos mortais do Barão de Pouso Alegre,da Baronesa e as cinzas do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira( essa desde 17/12/1990).
  Em 1732 a população foi aumentando e a irmandade do santíssimo fez uma reunião para a construção da nova Matriz (atual),e escolheu o terreno,porque o arraial estava crescendo para os lados de onde ela hoje se encontra. O terreno de 20 braças em quadra. Em 1733,começou a construir a igreja,e segundo o Historiador Quincas de Almeida,a igreja tinha uma torre para uso dos sinos,mas não sabia se a torre estava unida ou separada do corpo da matriz. Em 1748,a matriz estava em ruínas,e em 1749,o português José da Costa Oliveira (futuro bisavô do Conselheiro Lafaiete) contratou o mestre Simão Vaz de Portugal,para as reformas da matriz,sendo o adro concluído por volta de 1751 e as pedras de granito,por volta de 1755.
  Em 16 de janeiro de 1752,a paróquia foi elevada à categoria de colativa (quer dizer que pode possuir bens e investiduras, e padres fixos),e em 1753,José da Costa Oliveira,teria reiniciado as obras da matriz,o mesmo faleceu em 1779,sem ter terminado a obra.
  Em 1795 foi colocado no alto da igreja um relógio de pedra,foi retirado depois no século XX. A matriz foi concluída totalmente por volta de 1824 e 1825,como deduz as anotações de Padre José Duarte ³,mas isso não quer dizer que esperou toda conclusão para celebrar os atos litúrgicos,essas demoras seriam por causa de altares o que não impedia de fazer atos na igreja,isso na minha opinião.
 Durante a revolução Liberal de 1842,algumas tropas se esconderam na matriz,e alguém acertou um tiro na parede da igreja e a marca é ainda visível na entrada da Matriz.
  O curioso é que em cima da matriz tem a data de 1890,que foi por causa de uma reforma feita pelo Padre Américo,e em 1914 houve outra reforma,sendo nesta demoliu o adro( cemitério e o portão principal foram extintos). E em 1915,o Padre Américo contratou o pintor alemão,Guilherme Shumarcker,para pintar muitos quadros na Matriz.
  Houve uma reforma nos anos de 1960,na matriz. E em 15 de agosto de 1963,a cidade parou para ver a maior festa religiosa que foi a coroação pontifícia da Imaculada Conceição,que teve presença de muitas autoridades da igreja e civis,tudo isso quando o pároco era o Monsenhor José Sebastião Moreira.
 Em 1980,foram trocados os centenários sinos da matriz por carrilhões eletrônicos. E por volta de 1999,foi construído um muro de pedra,atrás da igreja. Em 2006,a igreja ficou fechada para reforma.
  Mas em 8 de dezembro de 2011,a Matriz Nossa Senhora da Conceição,foi entregue a comunidade,restaurada de acordo,como era no século XVIII.


foto:Antônio Noronha,Matriz em 2015.

Notas: ¹ o correto é Gaspar Ribeiro Pereira,e não Padre Gaspar R. da Fonseca como está escrito em outras anotações.
 ² Essa data é segundo o blog Genealogia Lana.
 ³ Muitas dessas anotações são fontes do Livro Inédito de Padre José Duarte de Souza Albuquerque em 1978,que foi entregue para o Monsenhor José Sebastião Moreira (quando Moreira fez 50 anos de ordenação sacerdotal em 22/12/1978),que o título do livro está escrito assim "SUBSÍDIOS DE PESQUISAS FEITAS PELO PADRE JOSÉ DUARTE DE SOUZA NO ARQUIVO PAROQUIAL E NO FÓRUM DE CONSELHEIRO LAFAIETE,NO DA CÂMARA ECLESIÁSTICA DE MARIANA,NO ARQUIVO MINEIRO,NO MUSEU DE SÃO JOÃO DEL REI,PARA A FUTURA HISTORIA DA PARÓQUIA DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário