quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

AVELINO DE AZEVEDO FILHO

AVELINO DE AZEVEDO FILHO




 foto:Avelino e pessoa não identificada,foto no Clube Carijós.


Arquivo pessoal






Amanhã se fosse vivo,o meu avô Avelino de Azevedo Filho,estaria completando 100 anos,nascido em 16 de dezembro de 1916,na zona rural de Ouro Branco.
 Era filho de Avelino Martiniano de Azevedo e Manoela Maria de Jesus ¹.
   Dizem que seu pai perdeu sua fazenda porque uma outra família tomou essa fazenda. Eu desconheço onde era a tal fazenda e onde era,embora deveria ser na zona rural de Ouro Branco e pouco sei sobre Avelino Martiniano e Manoela,que devem ter morrido na década de 1920 ou 1930,já que meu avô chegou a ser criado por uma tia.
  Sei que ele casou com minha avó Nair Henriques de Azevedo (filha de José Felisberto Henriques e Maria Luiza Henriques) em 14 de novembro de 1938,na capela de Carreiras,em Ouro Branco,e tiveram muitos filhos² (que dizem ser 17),mas sei o nome de apenas 14 dos quais hoje 9 são falecidos (Carlos,Niltom,José Tomás,Maria(fia),Luiz,e outros que faleceram ainda menores que são a Vilma,Adão,Miltom e Neuza) e somente 5 estão vivos (Geralda,Nair,Paulo,Maria Aparecida e Minha mãe Terezinha),sendo que tem vários netos,bisnetos e tri netos.
  Avelino morou na zona rural de Ouro Branco até na década de 1950,e depois veio morar na rua dos inconfidentes,no bairro Fonte Grande,em Conselheiro Lafaiete. Eu sei que ele já teve uma carpintaria na sua casa,trabalhou na Companhia Santa Matilde e no Clube Carijós como porteiro.
  Sua esposa Nair veio a falecer em 6/8/1988.
  Avelino faleceu aos 77 anos e meio,em 13 de junho de 1994,e foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição,de Conselheiro Lafaiete.  E eu tinha apenas sete anos quando meu avô veio a falecer,mas eu lembro dele.

Notas: ¹ Segundo a certidão de Nascimento de minha mãe,embora de uma tia minha está escrito o nome Manoela Maria da Conceição.
 ² Segundo minha mãe,o total de filhos eram 17 mas só sabem nome de 14.
  Se alguém soube mais detalhes pode colocar nos comentários.

2 comentários:

  1. Conheci o sr Avelino quando trabalhava no Clube Carijós e trabalhei na CISM co o Carlos Sergio De Azevedo seu filho.

    ResponderExcluir