segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ESTAÇÃO LAFAYETTE






 foto:Mauro Dutra de Faria
 Estação Lafayette,nos anos de 1930.





 ESTAÇÃO LAFAYETTE

 Em 12 de Dezembro de 1883,foi sem dúvida uma data marcante para Queluz,"de Minas"(atual Conselheiro Lafaiete). Nesse dia o povo da cidade da parte alta,desceram até a estação ferroviária,para ver a chegada da primeira máquina da linha,e viram a inauguração da Estação Lafayette.
 Foi graças a isso que surgiu o novo Bairro Lafayette,atual São Sebastião.
 E as empresas responsáveis pelas linhas eram essas: até 1889 chamava E.F. Dom Pedro II,de 1889 a 1957 foi a E.F.Central do Brasil,de 1957 a 1996 foi a RFFSA Rede Ferroviária Federal,e de 1996 a atualmente está a MRS Logística.
  Nessa estação em 18 de fevereiro de 1910,o Candidato a presidência da República do Brasil,Rui Barbosa,esteve na estação Lafayette,e até existe uma foto de sua presença,e graças a sua visita,um hotel na Rua Marechal,ganhou o nome de Hotel Haya,graças a atuação do político na Holanda.

PORQUE ESTAÇÃO LAFAYETTE ?

Toda Estação tinha o nome da localidade ou da cidade,exemplo em Cristiano Otoni,Joaquim Murtinho,Gagé,Congonhas do Campo,e outras estações tinha os nome das respectivas estações,mas porque Queluz,não?
  Isso porque existia a Estação Queluz,da cidade que tem esse nome no estado de São Paulo,e como a nossa cidade tinha o mesmo nome e não poderia ter estação com nome igual. E o imperador Dom Pedro II,resolveu homenagear o Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira,dando seu nome a estação do município onde ele havia nascido e assim ficou. E curiosamente a cidade só passou a chamar Conselheiro Lafaiete a partir de 27 de março de 1934,mas a parte baixo,era conhecida por Lafayette mesmo e até em cartas colocava o nome do local e a data,escrevia assim Lafayette Minas.

  NOTAS CURIOSAS
 1 E para esclarecer nossa cidade,chamava apenas Queluz,o sufixo de Minas,era para diferenciar a do outro estado. Dizem que em 1905,as freiras que queriam ir a Queluz do Estado de São Paulo,pegou o trem errado e veio parar em Nossa cidade,e Padre Américo Taitson,sabendo da situação convenceu as irmãs de caridade,a ficarem na cidade,e foi assim que foi fundado o colégio Nazaré.
2 por causa da linha férreas,o povo até tinha uma rivalidade da parte alta com a parte baixa da cidade,e parecia que eram duas cidades diferentes. A parte alta chamavam de Queluz e a de Baixo de Lafaiete,e isso aconteceu mais depois da mudança do nome da cidade em 1934,fato que não agradou a maioria dos moradores da parte de cima e a de baixo aceitou o novo nome. E com isso,começo a existir uma rivalidade entre as duas partes,e um não podia invadir o outro lado,as paróquias disputavam para ver quem fazia a melhor festa de semana santa,era rivalidade no futebol tinha o Meridional da parte alta e da parte aixa o time era o Guarani,e até chegou a existir duas câmaras municipais nos anos de 1960,por causa de briga política,e sendo a Câmara principal localizava onde atualmente é a prefeitura,e a segunda chegou a ser instalada ao lado da igreja São Sebastião na parte baixa da cidade (essa depois foi extinta,logicamente,porque não pode existir duas no mesmo município).
 Mas oficialmente nunca houve duas cidades,existiu apenas uma cidade.
3 Antes o único caminho era passar na linha mesmo,tanto para o pedestre como os carros
,mas depois foi construído o túnel pra pedestres em 1971 e o viaduto Duartina Nogueira de Resende em 1981.

4 Hoje a estação está em reformas,e deve voltar a funcionar a Biblioteca Municipal.




Fotos: Estação atualmente,foto Arquivo pessoal


Foto:viaduto,a linha e a estação. Fotos de Felipe Rodrigues em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário