quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PADRE JOSÉ DUARTE GRANDE PESQUISADOR

PADRE JOSÉ DUARTE GRANDE PESQUISADOR


                                   foto:Arquivo Pessoal. Padre Juca era seu apelido



Hoje quero falar de José Duarte de Souza Alburquerque,nascido em Capela Nova das Dores,em 17 de março de 1899,e na época pertencia a Queluz,de Minas (hoje Conselheiro Lafaiete),era filho de Luís de Sousa Baeta e Emília Augusta de Alburquerque. Ele que recebeu o sobrenome de Duarte,em homenagem a um outro sacerdote chamado Padre Duarte da Silva Cota (esse é o que leva o nome de uma escola de Capela Nova e não ao que vou citar agora).
 Padre José Duarte foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1924,e foi pároco em Lamim,Tabuleiro,Ressaquinha e em Capela Nova onde tomou posse em 31 de março de 1939,na Igreja de Nossa Senhora das Dores,onde ficou até a sua morte em 1983. Embora era polêmico,mas era um bom pregador do Evangelho e foi pesquisador também.
  Mas vou destacar sua importância na História,ele pesquisou em muitos arquivos para levantar História das igrejas e das famílias,pesquisou na Câmara Eclesiástica de Mariana,no Arquivo Público Mineiro,no Museu de São João Del Rei e em outros arquivos para resgatar o passado. Na minha opinião se não fosse por ele talvez,eu ou até muitas pessoas não teria o conhecimento de fatos antigos de nossos antepassados. Mas principalmente a igreja Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete,que parte das informações dessa igreja,mesmo que esteja incompletas se elas existem foi recuperadas por grande esforço de padre José Duarte,e que foi entregue ao Monsenhor José Sebastião Moreira,em 1978,quando Moreira fez os 50 anos de ordenação sacerdotal. E esse livro é inédito e tem grandes informações,e ele mesmo disse que o trabalho está incompleto. E também existe um outro livro de Duarte,que fala sobre as famílias que vieram para região de Capela Nova (época tudo era Queluz).

 Padre José Duarte faleceu em Capela Nova,em 30 de dezembro de 1983,e foi enterrado no dia seguinte,no cemitério dessa cidade.Amanhã faz 33 anos de seu falecimento.
 
 

Um comentário: