terça-feira, 18 de agosto de 2020

MINHAS RECORDAÇÕES PARTE 2

   Continuando a focalizar o Livro  "Minhas Recordações" de Francisco de Paula Ferreira de Rezende. Hoje vou falar sobre o Capítulo 40,que vai da página 361 a 367,e o autor fala um pouco sobre Queluz ,atual Conselheiro Lafaiete.

                              foto:Imagens da Internet 

  Na página 361,o autor diz:

 " Quando cheguei a Queluz os homens que ali representavam o principal papel,eram os seguintes - O Barão de Suassuí que se dizia e ao princípio assinava Barão de Sussuí,o Coronel Antônio Rodrigues Pereira que foi depois Barão de Pouso Alegre,e os dois irmãos Baetas. 

 O Barão de Suassuí parece que tinha algumas qualidades boas ;pois que tinha alguns amigos que lhe pareciam dedicados. Filho, porém,do último capitão-mor do lugar ...

 Sendo coletor em 1834 e recebendo a nomeação de substituto do juiz municipal daquele termo... " 

  Sobre o Coronel Antônio Rodrigues Pereira,o  Barão de Pouso Alegre Pai do Conselheiro Lafaiete, o autor nas páginas 361 e 362 diz assim :

" O Coronel Antônio Rodrigues era um velhinho magro e teso,e tinha sempre a cabeça tão erguida,que incomodava extremamente a quem a ele falava...

 Homem inteligente como quase toda a família...  Sendo fazendeiro e não tendo nem podendo ter conhecimento de direito,tinha ele entretanto,por costume dizer,que na qualidade de substituto do juiz municipal,nunca tinha precisado ou que poderia pelo menos sem o menor inconveniente dispensar qualquer assessor...

 Um dia alguém falou sobre o Marques de Caxias,e assim o Coronel Antônio Rodrigues respondeu " Não me falem em Caxias ! Caxias não é nada. Eu a frente de um exército valho mais do que ele. " 


 O autor também falou sobre a Família dos Baetas,e na página 362 ele conta que um Baeta veio de Portugal para o Rio de Janeiro. E depois veio para Minas. 

 Na página 364 o autor diz que o Português era conhecido como Baeta Velho e deixou para seus dois sobrinhos toda a sua fortuna. Os sobrinhos era o Comendador Joaquim Lourenço Baeta Neves (pai do Barão de Queluz que tinha o mesmo nome do pai) e o outro que conservou solteiro chamava Daniel Lourenço Baeta Neves.

A antiga rua da Direita de Lafaiete,hoje se chama Rua Comendador Baeta Neves e a praça da Matriz,Praça Barão de Queluz,homenagem a Família Baeta Neves uma das mais tradicionais de Queluz.  

(CONTINUA) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário