Hoje vou continuar a falar sobre a presença do Imperador Dom Pedro II em Queluz,atual Conselheiro Lafaiete.
foto:imagens da internet
No dia 29 de março de 1881 Dom Pedro II pernoitou em Queluz,existe algumas versões onde ele teria sido hospedado.
Segundo o livro inédito de Padre José Duarte na página 61,diz que em 1881 Dom Pedro II a caminho de Ouro Preto e Mariana,hospedou-se em Queluz na Casa do Barão de Suassuí. (Na verdade deve se tratar de 1889)
Mas Já no Livro Subsídios para a História da Ex Queluz de Minas,o autor José Damasceno Pinto diz que Dom Pedro II veio a Queluz em 1881 e 1889,sendo na última vez pernoitou na Casa do Barão de Suassuí.
Já o Jornal Do Comércio de 3 de abril de 1881,diz que Dom Pedro II hospedou-se na casa do Fazendeiro Francisco de Assis Bandeira e as outras pessoas da comitiva na casa da SRA . Baronesa de Queluz. Toda a Hospedagem corre por conta da Câmara. Com essa notícia confirma onde o imperador hospedou se na casa de Francisco de Assis Bandeira,mas não fala onde era essa casa,e sei que ele era Violeiro. Já o resto do pessoal ficou na casa da baronesa (o Barão de Queluz havia morrido em 1880).
Também no livro "Sítio Histórico" fala que no Solar dos Furtado Bandeira,Praça Barão de Queluz,na casa de número 169 guarda a cama em que pernoitou o imperador Dom Pedro II ,quando de sua viagem a Minas. Mas eu não sei se foi lá que morou o violeiro Francisco de Assis Bandeira.
No dia 30 de março,o imperador partiu de Queluz rumo a Ouro Preto,e em seu relato,diz que atravessou o Ribeirão da Varginha,que dividia Queluz com Ouro Preto,e o caminho é bom porém montanhoso. Esteve na Varginha do Lourenço,zona rural de Queluz,na casa onde se reuniram os Inconfidentes e pertencia ao João da Costa. E lá viu mesas e os bancos corridos,de encosto,onde se assentam e feitos de maçaranduba e estão colocados na varanda. (http://www.estamosassim.com.br/a-visita-do-imperador-d-pedro-ii-a-minas)
Sobre a Visita do Imperador a Queluz em 1889,não tenho notícias concretas,e apenas a suspeita dele ter se hospedado no Solar do Barão de Suassuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário