Continuando a focalizar o Livro "Minhas Recordações" de Francisco de Paula Ferreira de Rezende. Hoje vou falar sobre o Capítulo 42,que vai da página 376 a 383 ,e o autor fala um pouco sobre Queluz ,atual Conselheiro Lafaiete.
É o último capítulo que Francisco de Paula fala sobre sua passagem em Queluz,e nesse capítulo 42 ele fala mais da sua vida pessoal.
Na página 376 o o autor diz:
" Tendo sido nomeado juiz municipal e de órfãos de termo de Queluz por decreto de 30 de outubro de 1856,parti de Campanha a 26 de junho de 1857 e cheguei à sede do meu município. No dia seguinte escrevi ao Comendador Manuel Teixeira de Souza,depois senador do império e Barão de Camargo,enviando-lhe uma procuração minha para que em meu nome tomasse posse do emprego...
Tomou posse no dia 3;e eu a 9 entrei em exercício. Nomeado muito pouco tempo depois delegado de polícia e acumulei desde logo os dois empregos. " (Juiz Municipal também)
Ferreira de Rezende citou algumas pessoas,durante seu período aqui em Queluz,e na página 381 ele citou o Padre Ribeiro, lá de Itaverava que segundo ele era chicaneiro (Enganador),e que na página 383 ele diz que esse mesmo padre mandou ele a sua casa para que fosse pedido perdão ,pelas ofensas que padre Ribeiro cometeu ao juiz. Mas o juiz respondeu que não havia nada a ser perdoado.
Na página 383 o autor diz:
" Se alguém for ao município de Queluz e perguntar a qualquer das pessoas mais antigas daquela localidade,quem foi um juiz que lá andou de 1857 a 1861,há de ficar realmente admirado de como é que depois de quase trinta anos se pode conservar ainda tão firme e sempre tão favorável a lembrança de um pobre juiz municipal. "
(Nessa frase acima o autor encerrou esse capítulo de sua passagem por Queluz durante seus 4 anos na cidade)
Dados Sobre o Autor
foto: Imagens da internet
Francisco de Paula Ferreira de Rezende
Nasceu em 18/2/1832 Campanha MG
Faleceu em 26/10/1893 Rio de Janeiro RJ
Filho de Valério Ribeiro de Rezende e Francisca de Paula Ferreira de Rezende
Era político e exerceu cargos diversos na área Jurídica
Chegou a ser o 3° Vice Governador de Minas Gerais pelo decreto de 21 de janeiro de 1890 e depois 2° vice governador pelo decreto de 16 de abril de 1890. Em 1892 foi nomeado como ministro do Supremo Tribunal Federal,e em 28/6/1892 tomou posse como Procurador Geral da República.
(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Paula_Ferreira_de_Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário