quarta-feira, 4 de julho de 2018

MINERAÇÃO EM QUELUZ - PARTE 1

MINERAÇÃO EM QUELUZ - PARTE 1

  Vou falar sobre a atividade de mineração,da antiga Queluz,hoje Conselheiro Lafaiete. vou falar em três partes.
  No século XVII,nos tempos dos índios Carijós,e dos bandeirantes,já havia indícios de mineração em nossa cidade e região,e a primeira amostra de ouro foi encontrada em Itaverava que foi distrito de nossa cidade e hoje já é outro município.

 LOCAIS DE MINERAÇÃO

 Esses locais já tiveram mineração no passado: Passagem de Gagé,Pequeri de Cima,Paiva,Sabino (não existe mais,era na região de São Gonçalo),São Gonçalo do Brandão.
  Ainda persiste algumas atividades no Morro da Mina,Adau (ou Souza) perto de Gagé e Água Preta.
  E também em locais que hoje pertencem Queluzito,também chegaram a ter atividades de mineração,e que antes era tudo Queluz (atual Conselheiro Lafaiete) como Jurema,Cocoruto e entre outros locais,que hoje não tem mais essa atividade.

 LINHAS ANTIGAS

 Num mapa de 1927 de Queluz (pode ser visto pelo site queluzdeminas.com.br) mostra onde havia linhas férreas antigas que hoje são estradas vicinais ou mato.Veja o mapa abaixo.


  foto:Reprodução site Queluzdeminas.com.br

Tinha uma linha que começava na Companhia Industrial Santa Matilde,passava pelos locais Amaro Ribeiro,Garganta (tudo Lafaiete) e Ferradura,Maracujá até a mina de Jurema (ambos em Queluzito,mas na época era tudo Queluz).  E havia um ramal que ia até Cocoruto (hoje pertence Queluzito). Construída na década de 1920 e desativada na década de 1960.

 Havia o Ramal que saia da Estrada de Ferro Central do Brasil,passava pelo atual bairro Sinderúrgico,Santo Agostinho (região da Cachoeira) e ia até o Morro da Mina (tudo isso em Lafaiete). Esse ramal era de 1902 e desativado na década de 1990.

Havia uma linha que saia da Estrada F.C. do Brasil passava na região da Barreira até a localidade de São Gonçalo do Brandão (Pertence Lafaiete),onde tinha uma mina de manganês.

Havia uma linha que saia perto de Gagé (inaugurada em 1899) que passava pelas localidades de Três Barras,Pequeri de Cima (onde tinha mina de manganês),ia até local conhecido como Sabino,onde tinha uma mina de manganês também (isso na região de São Gonçalo). E a linha tinha continuação indo sentido São Gonçalo (antes de chegar a Sabino),e passava por São Gonçalo,depois em Paiva (onde tinha uma mina de manganês também) e ia sentido Amaro Ribeiro,e no local que era conhecido como Garganta (depois do Amaro Ribeiro) encontrava com a linha que citei que ia para mina da Jurema (em Queluzito).

Tinha uma linha férrea que saía de Estiva (próximo ao Morro da Mina) ,passava perto de onde hoje é o bairro Novo Horizonte,São José e seguia onde hoje é uma estrada vicinal que saia lá perto do pau de óleo (depois da Linhazinha)e ia até o local chamado Jacuba (na estrada que vai para São Vicente,também pertencente a Lafaiete),e ia até a Estrada de Ferro Central do Brasil,e ligava com a estrada férrea do Santa Matilde que ia para a Amaro Ribeiro até Jurema.
  Em Jacuba grande parte dos terrenos pertenciam a companhia Santa Matilde, não sei se lá chegou a sondar atividades de mineração. E sua sucata dessa linha citada foi vendida e com dinheiro foi construído o Hospital São Vicente de Lafaiete.Mas essa linha ao que parece existiu por pouco tempo.

Todas essas linhas citadas já foram desativadas.

 Não posso esquecer de falar que havia uma linha aérea que existia na localidade de Água Preta que transportavam o minério do Morro da Mina,em pequenas caçambas. E isso também havia em Casa de Pedra (Congonhas),claro que já foram desativadas.

 FATO HISTÓRICO

No livro "Subsídios para a história da ex-Queluz de Minas" de José Damasceno Pinto,na página 69 ele diz assim:

 " O Anuário Histórico de Minas Gerais,de princípios do Século XX,diz que além do gado bovino,cavalar,cereais,aguardente e lacticínios,já inclui o Manganês,cuja produção em breve,aumentaria,constituindo uma das mais importantes. O Barão de Eschewege que percorreu as regiões Queluzianas entre 1811 e 1821 em suas observações e estudos,assinalou promissoras formações manganíferas em espessas camadas,mas,cuja exploração ainda seria procrastinada. Havia deficiência de transportes e só  nos primórdios de presente século (XX) é que surgiu excepcional interesse por aquelas jazidas. Em 1899 uma empresa de capitais belgas adquiriu alguns terrenos para exploração de manganês,em São Gonçalo,distrito Queluziano e em breve novos consórcios internacionais iniciaram a exploração das jazidas do Morro da Mina,uma das mais importantes do mundo,na época. "

Notas: No próximo artigo vou falar porque nessa região de São Gonçalo não obteve sucesso na exploração do minério e entre outras coisas.


CONTINUA...

6 comentários:

  1. Olá. Boa tarde. Pesquiso sobre a antiga Capela de Santa Cruz do Salto, também distrito de São Gonçalo da Ponte. Todos pertenciam a antiga Queluz. Você conhece alguma referência a este local? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, bom dia. Conheço o local onde existiu a Capela de Santa Cruz do Salto. Fica na divisa limítrofe em o município de Belo Vale (antigo São Gonçalo da Ponte) e Jeceaba (antiga Camapuã), às margens do Rio Paraopeba, próximo à queda d'água que leva o nome de "salto do Paraopeba".

      Excluir




  2. tenho um mapa de mineração de Queluz onde são mostradas algumas vias férreas da época O mapa é de 1930

    ResponderExcluir
  3. Prezado Luiz Fernando; entre 1960 e 1963 caminhei pelas proximidades da entrada do bairro Amaro Ribeiro (próximo a Santa Matilde) e lembro me de ver duas locomotivas a vapor abandonadas. Pergunto se não fotos de material ferroviário dessas ferrovias de mineração que possam ser publicadas. Grato Luiz Ferreira da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não encontrei fotos,se caso tiver pode publicar nos comentários,ou entrar em contato comigo pelo email: lufeand@gmail.com

      Excluir
  4. Tenho interesse nesse assunto de ferrovias antigas na região.

    ResponderExcluir