quinta-feira, 26 de julho de 2018

REVOLUÇÃO DE 1842

REVOLUÇÃO DE 1842

 Hoje dia 26 de julho,faz 176 anos da Batalha em Queluz de Minas,atual Conselheiro Lafaiete. Onde o grande combate ocorreu na principal praça,a atual Praça Barão de Queluz,antigo Largo da Matriz.

Litogravura da Revolução liberal de 1842,em Queluz de Minas,atual Conselheiro Lafaiete.
foto:imagens da internet 
 

 Na época havia duas agremiações partidárias:

Partido Conservador - que defendia a manutenção da forma de governo. Ou seja estavam do lado do imperador Dom Pedro II,e também de Duque de Caxias. E em Queluz apoiavam os conservadores (ou Legalistas) a Família Baeta Neves e o José Ignácio Gomes Barbosa (barão de Suaçuí). E em Queluz os Legalistas estavam sobe o comando do Brigadeiro Manoel Alves de Toledo Ribas,que tinha 1500 homens e foram derrotados por 400 Liberais de Queluz.

Partido Liberal - Que queriam mudanças,ideias novas e pleiteava maior autonomia das províncias. Que são os que estavam contra o Imperador. E estavam do lado do Teófilo Otoni. E em Queluz o Coronel Antônio Rodrigues Pereira (barão de Pouso Alegre) e seu irmão Padre Francisco Pereira de Assis,apoiavam os liberais. E as forças Liberais estavam sobe o comando do Tenente Antônio Nunes Galvão,e tinha apoio do capitão Marciano Pereira Brandão (nascido na localidade de São Gonçalo do Brandão) que foi  um dos heroís dessa batalha com sua incrível estratégia. 

Notas:

       Em Queluz foi o único local onde as Tropas Liberais venceram. E no final as tropas Conservadoras venceram.

      Foi graças a essa revolução que começou a ganhar força a organização de partidos políticos.


(Quem quiser saber mais sobre essa Revolução,pode ir nos arquivos desse blog,e ver dois artigos escritos em julho de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário