foto:Arquivo Pessoal,27/8/2017
Hoje vou falar sobre a histórica Fazenda Paraopeba,localizada na região rural de Mato Dentro,na zona rural de Conselheiro Lafaiete.
E no ultimo dia 28,completou um ano que a Fazenda foi entregue restaurada para o município.
A fazenda tem acesso pela BR 383,e localiza perto dos limites com os municípios de Congonhas e São Brás do Suaçuí.
ORIGEM
foto:Arquivo Pessoal,27/8/2017
Segundo Estudos de historiadores da Inconfidência Mineira apontam que a Fazenda Paraopeba,que foi construída por volta do Século XVIII,foi propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto. Nos Autos da Devassa (inquérito que incriminavam os inconfidentes) há referência a essa fazenda com o nome de "Fazenda Covão". Nas cartas chilenas,conjunto de poemas do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga,também existe referência à fazenda. ¹
E a segunda etapa da Fazenda foi construída no Século XIX.
nota: ¹ Reportagem do Jornal Correio da Cidade 10 a 16/2/2011.
PROPRIETÁRIOS ANTIGOS
Em pesquisa do site Queluzdeminas,esses nomes abaixo constam como proprietários dessa fazenda entre os séculos XVIII e XX.
Alvarenga Peixoto,Antônio Rodrigues Rosa,Agostinho Dornelas Costa,Antônio Bento de P ? ,Emerciana Balbina dos Anjos,José Rodrigues do Nascimento,Joaquim Marques Souza,José Emerciniano da Silva,João José da Souza,Joaquim Alves Pena,Minelvina e José, Prudenciano Meirelles Oliveiras e Souza.
Nos últimos anos a Família Gonzaga era proprietária da Fazenda.
NOTAS ANTIGAS
Como vimos acima essa Fazenda chegou a ser conhecida com nome de Fazenda Covão.
Em uma nota que vi no livro "Romeu Guimarães de Albuquerque,de Queluz de Minas a Conselheiro Lafaiete" de Fúlvio Guimarães,na página 198,tem um processo de 20 de julho de 1759,que diz Fazenda Paraopeba do Redondo. Só para lembrar que Redondo,hoje é Alto Maranhão,e a fazenda não é muito longe desse local.
Já nos manuscritos inéditos de Quincas de Almeida,diz assim:
" 1861 Ana Celestina de Souza Gonzaga. Inventariante seu marido Luiz Gonzaga de Melo. Donos da Fazenda denominada Paraopeba,freguesia de Suassuí.A fazenda chegou a pertencer Suassuí,hoje município de São Brás do Suaçuí. Mas a fazenda como falei pertence Lafaiete.
Filhos: José,com 9 anos de idade;Luiz,com 6 ;Manoel,com 4; Ana,com 3;e Caetano com 10 meses.
A fazenda tinha 150 alqueires,avaliado com alqueire a 45 $ 000. "
RESTAURAÇÃO
A reinauguração oficial ocorreu em 28 de julho de 2017,durante a 231° Reunião da AMALPA,realizada na própria fazenda. A reforma ocorreu durante os anos de 2015 e 2016,feita por um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre a empresa Ferrous,o Ministério Público de Minas Gerais e o município de Conselheiro Lafaiete.
E está em estudos o que será feito para ocupar a Fazenda.
Fotos Diversas
Todas de Arquivo Pessoal,retiradas em 27/8/2017
foto:Arquivo Pessoal,27/8/2017
Vale a Pena conhecer a Fazenda Paraopeba.
Que maravilha esta FAZENDA PARAOPEBA...MINAS é sinônimo de HISTÓRIA. Mesmo sendo jovem em relação ao descobrimento do Brasil, aqui se vê a história do BRASIL DO CICLO DO OURO e do CAFÉ...aqui se vê um quantitativo de bens patrimoniais materiais e imateriais incalculáveis...Minas é TRADIÇÃO
ResponderExcluirBoa noite! Não conhecia esse blog. Estou impressionada com os detalhes de informações. Sou pesquisadora e escrevo sobre a história do Redondo, Alto Maranhão que pertenceu a Conselheiro Lafaiete, desde 1790 à 1943, com a emancipação de Congonhas. Gostaria de ter acesso às anotações do Quincas, quando relata sobre Redondo. Pode me ajudar? Contato pelo email: madapazm48@gmail.com
ResponderExcluir