quinta-feira, 12 de julho de 2018

BAIRRO ALBINÓPOLIS

BAIRRO ALBINÓPOLIS

  Hoje falarei sobre o bairro Albinópolis de Conselheiro Lafaiete,que é um bairro que existe desde a primeira metade do século XX,que cresceu muito nos últimos anos. E tem uma parte do bairro que cresceu após a década de 1970.


vista parcial do bairro
foto:Arquivo Pessoal


 Origem

 Seu nome significa Terra dos Albinos. Porque polis quer dizer terra e Albino o nome da família que era proprietária das terras onde é o bairro.
 E até o famoso farmacêutico Guilherme Albino Almeida Cyrino,falecido em 7/12/1982 tinha terras nesse local.
  Numa reportagem do Jornal Correio da Cidade de abril de 2017,conta que o antigo morador Walter Augusto Vieira,diz que a região onde hoje é o bairro era praticamente morros,com pastagem e alguns córregos. E falou das fontes do bairro,uma ainda existe.

Vilas

 Dentro do  bairro tem a antiga vila Maurício localizada perto da rua Arthur Bernardes,onde tem casas antigas e pequenas todas padronizadas,e tem três ruas apenas parte da Arthur Bernardes,Álvaro Rangel e Maria José de Jesus,que é a parte mais antiga do bairro.


 Casinhas da Vila Maurício
 foto:imagens da internet


  A outra vila dentro do bairro é conhecida como Vila dos Engenheiros ou Vila Aço Minas,que surgiu entre o final da década de 1970 e início dos anos 1980,que serviu de moradia para alguns trabalhadores na época da instalação da antiga Aço Minas,e as casas eram praticamente no mesmo padrão,de madeira,mas hoje mudou muito as casas.

Capelinha de São Pedro

 O bairro não tem igreja,e pertence a paróquia de São João Batista,e até tem uma capelinha de São Pedro,localizada na rua Dona Isabel.


 foto:Arquivo pessoal,foto de 12/7/2018


  Segundo o blog amarpontodecultura.blogspot.com diz que a capelinha foi construída no início dos anos 2000,numa iniciativa do senhor Oswaldo e sua família e contou com ajuda de vizinhos.
   E em 29 de junho de 2007,dia de São Pedro,graças a AMAR e o PROJETO GENTILEZA fizeram mosaícos em volta da capela,no muro e até nos bancos dessa pracinha.
 E antes havia uma fonte nesse local,e até as lavadeiras lavavam suas roupas,mas hoje foi canalizada essa fonte.



 fotos: Arquivo Pessoal


Fonte d'água



 foto:Arquivo Pessoal




  Ainda existe uma pequena fonte na divisa com o bairro São João,na rua Luiz Gonzaga Cesário,e que antigamente donas de casa lavavam suas roupas,e onde os moradores buscavam a água também.

AMAR

 Associação de Moradores e Amigos da Região,foi fundada em 29 de maio de 1999,e atende tanto a esse bairro Albinópolis como o vizinho bairro Angélica,e com parceria com o Projeto Gentileza já fizeram alguns mosaicos pela cidade de Lafaiete.

Ruas Principais

 Rua Capitão Alfredo Albino
 Avenida Prefeito Pedro Silva
 Rua São Camilo
 Rua Dona Isabel
 Rua Luiz Ladislau

 curiosidades

 A avenida Pedro Silva,foi construída no final da década de 1990,ligando o bairro ao bairro Jardim América,e antes era um brejo esse local,havia várias nascentes.

 O bairro também tem a UBS Vereador Wanderley José de Faria,inaugurado na década de 2010.

 A principal rua do bairro,Capitão Alfredo Albino,é homenagem a Alfredo Albino Almeida Cyrino nascido em 15/10/1864 em Queluz,hoje Conselheiro Lafaiete e faleceu em 21/11/1926 ² em Lafaiete,era filho do coronel José Albino de Almeida Cyrino ( "Zeca Albino" 1836-1902) e Isabel Cândida de Souza (1846 -1887).  ¹
 E esse Coronel Zeca Albino tinha muitas terras na antiga Queluz,e onde é o Albinópolis também era dele,e com sua morte em 1902,as terras ficaram para seus herdeiros.

fonte: ¹ site Queluzdeminas.com.br
²  eu havia escrito 1942,porque li no site Queluz de Minas,essa data. Mas consultando o Jornal de Queluz de 27 de novembro de 1926,edição 38,diz claramente que o Capitão Alfredo Albino de Almeida Cyrino faleceu no dia 21,e irmão do Artur,portanto trata do Alfredo.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA MATÉRIA GOSTEI MUITO DE VER A CITAÇÃO DA VILA mAURICIO MOREI LA A 30 ANOS ATRAS ERA UM PEDACINHO DO CEU PERTINHO DE TUDO, SAUDADES #GRATIDÃO.

    ResponderExcluir