quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

PATRIMÔNIO DA MATRIZ

PATRIMÔNIO DA MATRIZ

 
Imagem de Nossa Senhora da Conceição
foto:imagens da internet.


  Hoje vou lembrar de duas notas antigas que falam sobre a Matriz Nossa Senhora da Conceição,de Conselheiro Lafaiete,as notas são da época que nossa cidade chamava Carijós.
  No livro inédito de Padre José Duarte de Souza, "SUBSÍDIOS DE PESQUISAS FEITAS PELO PADRE JOSÉ DUARTE DE SOUZA NO ARQUIVO PAROQUIAL E FÓRUM DE CONSELHEIRO LAFAIETE,NO DA CÂMARA ECLESIÁSTICA DE MARIANA,NO ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO,NO MUSEU DE SÃO JOÃO DEL REI,PARA A FUTURA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE,na denominada página 21 - A diz assim:

 Aforamentos

  "Aos 2 de fevereiro de 1739 a Irmandade do S.Sacramento deliberou o terreno do patrimônio para construção de casas."

 Patrimônio

    Em 1711 o primeiro Governador da província de Minas Gerais,Antônio Coelho Carvalho de Albuquerque concedeu uma carta de sesmaria para Jerônimo Pimentel morador no distrito de Borda do Campo,partindo da Casa Branca até perto da Matriz de N.S. da Conceição dos Carijós. É provável que a Irmandade do S. Sacramento que se supõe ter sido fundada em 1712 por Dom Frei Francisco de São Jerônimo,tem a comprado uma parte desta sesmaria,onde se acha hoje a cidade de Conselheiro Lafaiete,para patrimônio da paróquia. Encontrei atrás do Altar Mor um livro de aforamentos do século passado. Não se sabe também quantos alqueires tinha o patrimônio paroquial.  

 NOTAS: 
  * Borda do Campo - se refere a uma antiga fazenda Borda do Campo,onde depois surgiu a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade,no município de Barbacena,Minas Gerais,e próxima a Estrada Real. E hoje pertence ao Município de Antônio Carlos.
  * O povoado de Casa Branca,é próximo a Gagé,pertencente a Conselheiro Lafaiete.
 * Lembrando que a atual Matriz foi construída a partir de 1732, e com isso a antiga igreja situava em outro local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário