quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

HELENA DOS SANTOS

HELENA DOS SANTOS

                
                                 foto:imagens da internet


Maria Helena dos Santos Oliveira,a "Helena dos Santos",foi uma doméstica lafaietense,que ficou famosa ao virar compositora do Rei Roberto Carlos.

 Quem foi ela

  Nascida na antiga Queluz de Minas,hoje Conselheiro Lafaiete,em 7 de janeiro de 1922,nasceu na Avenida João Pessoa,no Bairro Rosário.
  Ela era filha de Francisco dos Santos e Maria Amália dos Santos,segundo site Recanto das Letras.
  Segundo a Historiadora Avelina Noronha,muito pequena ainda,ela mudou-se para uma das casinhas que havia na entrada da Rua Francisco Lobo,que a época pertencia à D. Tutuna (esquina com Rua Comendador Baeta Neves). E com Onze anos,mudou-se para Belo Horizonte,e tempos depois mudou para o Rio de Janeiro ¹. 
  Helena Casou,com Lauro Moreira,e teve seis filhos,e ficou viúva após doze anos de casamento. E Para sustentar os filhos,começou a lavar roupas para as senhoras de Copacabana,no Rio de Janeiro,e pequenos trabalhos de costura e trabalhava até de madrugada.

Nota: ¹ Livro "Garimpando no Arquivo Jair Noronha",de Avelina Maria Noronha de Almeida,página 240.

  Segundo o Atlas Escolar do ano de 2008,na página 84,falou sobre a Helena,que foi autora de algumas músicas de sucesso do "Rei" Roberto Carlos. A parceria durou de 1963 a 1982,e essas foram algumas das composições:

 1 "Na Lua não há" 1963,
 2 "Meu Grande Bem" ,1964 ,(gravada também em espanhol).
 3 "Como é bom saber" , 1965
 4 "Sorrindo para Mim " , 1965
 5 " Esperando Você" ,1966
 6 " Fiquei tão triste", 1967 (em compacto simples)
 7 " Nem mesmo você" ,1968
 8 " Do outro lado da cidade" , 1969 (gravada também pela orquestra Brasileira de Espetáculos) . Em parceria com Edson Ribeiro,ela compôs:
9 "O Astronauta" ,1970 (gravada também pela orquestra de Ray Coniff)
10 "Agora eu sei" ,1972
11 " Recordações" ,1982


                                     Helena e o Roberto Carlos
                                  foto:imagens da internet

   Avelina Noronha,em seu livro Garimpando no Arquivo Jair Noronha,na ṕagina 241,lembrou da crônica escrita também pelo Lafaietense Gilberto Victorino de Souza,em um trecho diz assim:

 Que na década de 1960. Helena procurou um moço que estava começando a carreira,e enquanto ele estava examinando as músicas,ela pediu-lhe:

 - Compre minhas músicas,moço,que estou precisando muito de dinheiro.

 Roberto Carlos respondeu-lhe:

- Vou comprar suas músicas,Helena não para ajudar você,mas porque elas são realmente boas.


  Helena dos Santos,faleceu em 23 de outubro de 2005,aos 83 anos,no Hospital da Força Aérea do Galeão,no Rio de Janeiro,e sepultada no Cemitério São João Batista daquela cidade.
  Segundo Avelina Noronha,que Helena falava por telefone,do seu desejo imenso de voltar a Conselheiro Lafaiete,sua terra natal e mesmo de comprar aqui uma casinha para passar seus últimos dias,o que acabou não acontecendo.
 Helena dos Santos merece esse destaque por tudo que foi dito,e por ter sido a primeira mulher compositora da MPB.
  
 

Um comentário: