terça-feira, 19 de dezembro de 2017

MORRO DA MINA - PARTE 1

MORRO DA MINA - PARTE 1





                                 Mina atualmente
                                 foto:imagens da internet

                            
                        Morro da Mina e na foto o Marechal Hermes,isso em 1909
                     foto:Mauro Dutra de Faria

  Hoje vou falar da Mineração do Morro da Mina,de Conselheiro Lafaiete,Minas Gerais,Brasil,em duas partes.
  Em um artigo do Jornal Caravelas,N° 6 de julho/agosto/setembro de 2002,o Engenheiro de Minas,Celso Oliveira Magalhães Gomes,na época Gerente da unidade do Morro da Mina,lembrou o Centenário dessa Mineração ocorrido naquele ano.

  MINA

 Segundo Celso,a Mina,que deu nome ao morro,já existia havia muito tempo,quando foi percorrida à luz de palitos de fósforo pelo famoso geólogo Orville Derby,conforme artigo publicado em julho de 1901 no " The American Journal of Science,Vol. XII. " Relatava em seu trabalho de caracterização das ocorrências de Manganês da região,realizada em 1900,a existência de um túnel de 40 metros de extensão,escavado a 80 metros de superfície.
 Celso diz também que certamente não foi aberto visando o Manganês,e que essa galeria,talvez foi aberta na segunda metade do Século XVIII,com o objetivo de achar ouro,e talvez já teria esgotado as reservas de ouro de Villa Rica (atual Ouro Preto).

 MINERAÇÃO NAS PROXIMIDADES

 Segundo Celso Magalhães,em 1896,atraídos pela notícia de que nas proximidades de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete),ou seja,nas localidades de São Gonçalo e Pequeri,a exploração de minério de manganês se consolidava,o que já acontecia dois anos antes em Miguel Burnier (distrito de Ouro Preto),o químico Italiano Artur Fornazini e o comerciante Francisco Zenha Pereira Costa adquiriram,por 28 contos de reis,a fazenda Olaria,em cujas superfície jaziam afloramentos e pedras,soltas e escuras. Era minério de manganês,cujo teor em Sílica mais elevado o deixava sobrepujado em qualidade pelo minério das jazidas citadas. Assim,somente em janeiro de 1901,animou-se a firma Francisco,Artur e CIA.,recém constituída,a investir na propriedade,comprando uma faixa de terras de 15 metros de largura e 7 mil metros de extensão,cortando a fazenda da Cachoeira (onde é o bairro de mesmo nome),para assentamento dos trilhos de um ramal que faria junção com a ferrovia e levaria o minério ao porto do Rio de Janeiro.

RAMAL


                         
                            Ramal Morro da Mina em 1945
                        foto:Site Estações Ferroviárias 
 
   O Ramal do Morro da Mina,foi inaugurado em 12 de novembro de 1902,com o primeiro "Especial" de minério. Logo outros "especiais" seguiram,completando a carga de um navio com destino à Inglaterra,levando 5470 Toneladas.
  Para lembrar o Ramal saia da Linha Principal da Central do Brasil,e ali no Bairro Sinderúgico,tinha a entrada da linha que ia até o Morro da Mina,o mesmo foi desativada na década de 1990.

(CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO)

2 comentários:

  1. Cia. de Morro da Mina was owned by Luiz da Rocha Miranda, Antonio Gonçalves Fontes and Eugenio Honold. How and why did Francisco, Artur e CIA pass control of the mine in 1901 to these gentlemen?

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  2. It appears that Francisco Arthur & Co. took a mortgage against the land and the materials acquired for the construction of the branch line of C. Morro da Mina later that year, with A. G. Fontes in early 1901, and upon incorporation of Co. Morro da Mina the assets of Francisco Arthur & Co. were folded into the new company, with Fornasini ending up with only 8% of the company. Fornasini does not appear to have been a great businessman, and was declared bankrupt in 1902 over loans taken out in connection with his perfume and soap business. His creditors spend much effort over the next few years trying to nullify the land transfers from Fornasini to the subsequent companies, in order to gain control of the mine, but ultimately failed to do so.

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