segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

MONSENHOR MOREIRA

MONSENHOR MOREIRA





  
                                  foto: Mauro Dutra de Faria


  Hoje vou lembrar de um grande sacerdote,que foi pároco de Nossa Senhora da Conceição,de Conselheiro Lafaiete. Dizem que ele tinha uma boa voz,que emocionava os fiéis durante as festas religiosas e sermões.

  José Sebastião Moreira

  Nascido em 20 de janeiro de 1905,na cidade mineira de Alto do Rio Doce. Ele era filho de Manoel Conegundes Moreira e Idalina Moreira dos Reis e era o 4° filho
Seu batizado foi em 28 de janeiro de 1905.

  Vida Sacerdotal

 Foi matriculado no Seminário Nossa Senhora da Boa Morte de Mariana em 28/11/1917.
 Foi ordenado sacerdote,em 22 de dezembro de 1928,em Alto do Rio Doce.
Foi celebrado os 25 anos e 50 anos de vida sacerdotal,em 1953 e 1978 respectivamente.



 Jubileu de 25 anos de vida Sacerdotal do Padre Moreira,em 1953
 foto:Mauro Dutra de Faria.




   E sendo que em 1978,ele foi presenteado com um livro inédito de seu amigo Padre José Duarte de Souza,sobre a história da Matriz.
   Foi pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Lafaiete,sendo que foi nomeado em 31/1/1940,e a posse seria dia 7 de abril do mesmo ano,mas só conseguiu tomar posse em 23/6/1940 e onde ficou até seu falecimento em 1985.
  Recebeu o título de Monsenhor do Papa Paulo VI em 1978.

  Chegada a Queluz (atual Conselheiro Lafaiete)

 Está registrado na torre da Igreja de São Sebastião de lafayette (bairro com o nome do padroeiro),em um dos sinos,que diz que Padre Moreira chegou a cidade em 26/1/1929. E ele foi vigário nessa igreja (na época não era paróquia,e pertencia a Matriz de Queluz),de 1929 até 1940.
 Dizem que em 1930,ele cogitava em construir um cemitério onde hoje é o bairro Guarani,o qual não foi feito,e o terreno foi vendido.

 Grandes Obras

  * Pedra fundamental da "nova" Igreja de São Sebastião em 31/5/1931,sendo que aumentou ela e depois a igreja passou a ter três torres.
 * Reformou a Matriz N.S.Conceição na década de 1960
 * Reformou a Capela antiga de São Gonçalo em 1932
 * Construiu a Casa Paroquial "Dom Helvécio" ao lado da Matriz,inaugurada em 23/11/1940,e ali morou o Monsenhor, (N° 65 da praça Barão de Queluz)
 * Reformou a Capela de São João em 1941
* Reformou a extinta Capela da Paz (onde é a Basílica)
* Construiu a Capela Nossa Senhora do Carmo,anexo ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição,inaugurada em 1/11/1968.
* Construiu o Edifício Imaculada (ao lado da Matriz,N° 27 da praça)
* Construção da Igreja de Lourdes (antiga)
* Reformou outras igrejas também

Curiosidades

  Num artigo do Jornal "O Processo" N° 109,de 4 de junho de 1978,o Padre José Belvino (agora Bispo),disse assim: "Vocês sabiam que o Cônego Moreira,em outubro de 1931,tomava parte nas solenidades de preparação à inauguração do "monumento ao Cristo Corcovado",no Rio de Janeiro ? "

 Essa informação também já foi dita pela Historiadora Avelina Noronha,em seu livro "Garimpando no Arquivo Jair Noronha" nas páginas 191 a 196 fala sobre isso. E o Monsenhor foi mestre de Cerimônia na inauguração do Cristo do Rio.

Moreira também foi presidente do Conselho Consultivo da Câmara de Queluz de Minas,na Revolução de 1930. Foi também diretor no Monsenhor Horta,da Escola técnica de Comércio de Lafaiete. Já foi na Europa,na Argentina e Oriente Médio.

O Monsenhor também foi o autor da letra do Hino de Conselheiro Lafaiete.

Seu falecimento

   No Jornal Folha de Lafaiete,de 29 de dezembro de 1985 a 4 de janeiro de 1986,falou sobre o falecimento do sacerdote,e disse que celebrou sua última missa no dia 19 de dezembro,com muita dificuldade.
  Monsenhor José Sebastião Moreira,faleceu as 5 horas da manhã,no Hospital e Maternidade São José,em Conselheiro Lafaiete,em 24 de dezembro de 1985. Seu sepultamento foi na Capela Nossa Senhora do Carmo,anexo ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição. Mas em dezembro de 1988,os restos mortais foram transferidos para a Igreja Nossa Senhora da Conceição,em uma gaveta mortuátia.

Homenagem

 A Avenida que liga o Viaduto Duartina Nogueira ao Bairro Areal,chama Monsenhor Moreira,e foi inaugurada em 10/3/1986,quando era prefeito da cidade Vicente Faria.


Nota:

¹ informação de Sebastião Rodrigues da Costa,Jornal Correio de Minas de 2011.

8 comentários:

  1. Desculpe-me, mas pelos dados que tenho Maria Rodrigues de Assis era bisavó do Monsenhor Moreira.A mãe dele chamava-se Idalina Moreira dos Reis.

    ResponderExcluir
  2. Eu pesquisei e no jornal Correio de Minas de 5 de novembro de 2011,o escritor Sebastião Rodrigues da Costa fala que Monsenhor Moreira era filho de Manoel Conegundes Moreira e Idalina Moreira dos Reis. Eu realmente copiei errado. Obrigado Anônimo pelo alerta,eu não tenho compromisso com erro se eu errar eu corrijo.

    ResponderExcluir
  3. Ele era tio da minha mãe. Me lembro vagamente dele e de quando ele morreu. Lembro que chovia muito no dia 24 e que meus pais foram ao velório.

    ResponderExcluir
  4. Foi o padre que me batizou. Passei minha infância e adolescência ouvindo sua poderosa voz.

    ResponderExcluir
  5. Sermões da semana Santa em Lafaiete depois de sua morte não são tão emocionantes como era pregado por ele.

    ResponderExcluir
  6. Fernando Nogueira (Praynha)13 de janeiro de 2023 às 16:20

    Lembro como se fosse hoje, minha mãe me acordando bem cedo para me falar que meu pai, o José Prainha da Rádio Carijós, tinha acabado de anunciar o falecimento do Monsenhor Moreira. Fui coroinha dele na Matriz N.S. da Conceição.

    ResponderExcluir
  7. Fui da cruzada infantil da matriz nossa senhora da conceição, foi ele que despertou em mim a vocação sacerdotal;muito culto, inteligente, diplomático, um dos maiores oradores sacros que conheci, pastor muito zeloso de almas. Escritor e músico, poeta, cronista brilhante.

    ResponderExcluir