quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

BAIRRO PROGRESSO - PARTE 1

BAIRRO PROGRESSO

 Esse Bairro é localizado próximo ao Centro,de Conselheiro Lafaiete. Seu nome antigo era Lava-pés.


 Rua Francisco Lobo,em 1962,e o córrego do Lava-pés passava ali debaixo,e depois o córrego foi canalizado.
foto:Mauro Dutra de Faria.

 LAVA - PÉS

  Segundo o Historiador Lafaietense Antônio Luiz Perdigão,Na Vila de Queluz (antigo nome de Conselheiro Lafaiete),no dia 6 de setembro de 1863,no livro N° 8 da Câmara,há registrado o seguinte: "José Baeta Nunes e Felipe de Magalhães pedem a concessão de dez braços de terreno,com o fundo respectivo,para edificar uma casa na rua dos Pinheiros na estrada que desce da casa de José Ignácio para o Lava-pés" . Aliás o bairro foi palco de uma batalha da Revolução de 1842.
  Com isso nota que o Lava-pés é um dos mais antigos bairros de Lafaiete. O Córrego que passa pelo bairro que tem nome de Lava-pés,ele hoje se encontra canalizado,e passa debaixo da Francisco Lobo. O Bairro antigo ganhou esse nome porque quando tinha que ir a Vila,quem vinha de outras localidades ou fazendas e tinha que lavar os pés para depois subir a Rua Francisco Lobo até chegar a vila com os pés limpos,para entrar na Matriz.
   Eu encontrei no site Queluz de Minas,que entre os séculos XIX e XX,nome de antigos proprietários da fazenda Lava-pés,que seria de José Joaquim Guilherme e de Leonardo José Vieira.

 Mudança de nome

  Em 1979,Antônio Perdigão,disse que há mudança de Lava-pés para bairro Progresso,ocorreu há cerca de 15 anos atrás (então aconteceu por volta de 1964,a mudança do nome.)
  Não sei porque mudaram o nome do bairro,deve ter sido em alusão que o bairro cresceu muito e ficou nome Progresso.

 Principais ruas

Francisco Lobo,Joelmy Faria,Políbio Augusto de Rezende,Benjamim Granha e Oscar Reinaldo.

Cruzeiro do Lava-pés

 Eu já até falei sobre o cruzeiro num artigo que escrevi em Janeiro desse ano. Antes havia um cruzeiro que uma pessoa queria cortar para servir de lenha,e a pessoa teve morte no local por causa desse sacrilégio.
 Hoje próximo a praça perto da Escola Astor Viana,tem um outro cruzeiro no local.
 Dizem que onde é a praça,seria uma igreja,e provavelmente o padroeiro seria Santa Cruz. Mas a capela ou igreja não foi construída.

     
        Praça na Rua Joelmyr Faria,em 2014
        foto:site fatoreal

Moradores antigos

Belarmino,senhor Ângelo Navarro (espanhol),Silvério Ferreira de Souza,João Tomaz Pires,eram os mais antigos moradores desse bairro segundo Perdigão.

Esporte

 o primeiro time do bairro foi o Santa Cruz Futebol Clube. E depois no local foi construído a Escola Estadual "Professor Astor Viana " (Colégio Polivalente) isso na década de 1970.
  No bairro ainda tem o Campo do Flor da Serra.

Vicentinos

 No Bairro possuí também a capelinha da Sociedade São Vicente de Paulo,de nome Conferência Nossa Senhora das Dores,na rua Joelmyr Faria.

 Curiosidades

 No tempo que era prefeito de Lafaiete,Mário Rodrigues Pereira construiu um rancho para tropeiros,para aqueles que chegavam de fora a cidade. Era próximo ao córrego do Lava-pés na Francisco Lobo. Depois cogitaram em construir um mercado municipal,mas não foi construído e o Rancho já demolido também.

Ainda existe um tanque que tem uma bica d'água na esquina da ruas Políbio Augusto de Rezende e Cristovão de Sena.

Nota: Muitas informações foram tiradas,do Jornal Panorama N°80 de 1979,escrito pelo Antônio Luiz Perdigão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário