PROVISÃO DA ATUAL MATRIZ
Matriz Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete
foto:imagem da internet
Hoje faz 286 anos que o bispado do Rio de Janeiro,deu autorização para a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,de Conselheiro Lafaiete (que na época chamava Campo Alegre dos Carijós).
Provisão
Nos escritos inéditos do saudoso Historiador Lafaietense Allex Assis Milagre (1971 - 2009),de nome "Memórias Históricas da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Real Vila de Queluz",de 1998,na página 6,diz assim:
"Por Provisão do Exm° Bispo do Rio de Janeiro,passada em 17 de outubro de 1731,foi autorizado,aos moradores da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós,a construção de sua nova Matriz" ¹
nota:¹ fonte ACRJ (Arquivo da Cúria do Rio de Janeiro) - Livro de Provisões da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro,referente ao período 1728 -1732,assinada por Dom Antônio Frei de Guadalupe,Bispo do Rio de Janeiro (entre 1723 a 1739).
Nessa época Conselheiro Lafaiete (Carijós),pertencia a Diocese do Rio de Janeiro.
Conclusão
Antes de autorizar a construção da Nova Matriz,a igreja antiga era em outro local,e precisaria construir uma igreja maior,porque a antiga estava pequena para a nobreza.
Segundo o Cônego Raimundo Trindade (1883 - 1962),diz que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Carijós,foi criada em 1709. Mas o Historiador Quincas de Almeida,não encontrou a provisão da antiga igreja e nem de quando ela passou a ser paróquia,até hoje nenhum documento desse assunto foi encontrado sobre a antiga Matriz.
O que garante que a paróquia foi criada em 1709,é o fato que a Irmandade do Santíssimo foi instalada na Matriz (antiga) em 1712,isso segundo Monsenhor José Sebastião Moreira (1905 - 1985). E somente as paróquias (matriz) poderiam ter irmandade naqueles tempos.
Felizmente Allex Milagre,encontrou a data da provisão da atual Matriz,que foi autorizada em 1731,e que a construção dela foi iniciada entre 1732 e 1733,e terminada anos depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário