sábado, 21 de outubro de 2017

JOÃO ANTÔNIO HENRIQUES

JOÃO ANTÔNIO HENRIQUES

 Hoje faz 200 anos do falecimento de João Antônio Henriques,foi um dos fundadores da cidade mineira de Capela Nova (Na época era distrito de Queluz de Minas,hoje Conselheiro Lafaiete).
 João era meu Exa Avô e Hepta Avô,dependendo do lado da Árvore Genealógica.

Histórico da Família

 Segundo o escritos inéditos de Padre José Duarte,diz que a Família Henriques Pereira descendente de  José Henriques,jovem português que,por volta de 1745,aportou ao Campo Alegre dos Carijós (Lafaiete),tropeiro,baldeando cargas entre Rio de Janeiro e Vila Rica do Ouro Preto...
  Depois disso moraram na Fazenda do Patrimônio,onde hoje é o salão da Paróquia de Capela Nova,é a casa à esquerda dessa igreja. E curiosamente havia uma capela particular de São João Nepomuceno,e sendo assim a primeira capela que existiu em Capela Nova. Por não ter sido uma Capela Oficial,iam a Santana,Queluzito ou na atual Conselheiro Lafaiete,e somente em igrejas oficiais poderiam batizar,etc.
   José Henriques teve cinco filhos com Rosa Maria de São José,filha de Manoel Pereira Brandão e Jerônima de Pinho,e entre eles teve o João Antônio.

                   João Antônio Henriques

   João Antônio Henriques,que por sinal era o caçula,que nasceu em 9 de setembro de 1753,e foi batizado na capela de Santo Amaro,atual Queluzito,filial de Carijós.
 João casou em 25 de novembro de 1783,na freguesia de São Manoel dos Sertões do rio Pomba e Peixe (atual Rio Pomba,Mg),com Rosa Dias de Santa Gertudes,filha de Mateus Homem da Costa e Maria Dias de Carvalho. E obteve sesmaria no Ribeirão do Pedroso,em Capela Nova,em 1794.
 (cf. Milagre,Os Pereira Brandão,in Ribeiro,Caminhos do Cerrado,p. 427-428)

  Pouco antes de falecer,em sua fazenda das Jabuticabas ou Jabuticabeiras (Capela Nova),aos 23 de setembro de 1816,junto com sua esposa,redigiu longo documento de doação de sua fazenda e posse à Capela Nossa Senhora das Dores,avaliadas em $ 400.000 (A Igreja de Capela era considerada propriedade particular,e só depois tornou igreja Pública).
 João Antônio Henriques morreu em 21 de outubro de 1817 e D. Rosa Dias de Santa Gertudes aos 22 de dezembro de 1822,ambos sepultados na capela-mor,acima do arco do Cruzeiro,dentro da Igreja de Nossa Senhora das Dores de Capela Nova ( Só podiam ser enterrados no local que citei,os benfeitores da igreja) ¹.

Fonte: ¹ Livro A História de Capela Nova,Dr. José Vicente César SVD,1990,páginas 43 e 44.

 Outra curiosidade sobre João Antônio,foi também citada pelo livro de José Vicente,na página 181,e diz assim:

" No Seminário (jornal) "Folha de Minas",27/4 a 3/5/1986,fartamente ilustrada com belíssimo retrato aéreo da Cidade (Capela Nova). Apenas este senão no início do artigo: O Capitão João Antônio Henriques não foi o fundador mas um dos promotores da Construção da "Capela Nova dos Sertões da Pedra Menina"

Nenhum comentário:

Postar um comentário