sexta-feira, 6 de outubro de 2017

EMPRESAS ANTIGAS DE LAFAIETE

EMPRESAS ANTIGAS DE LAFAIETE

 Hoje em dia o Brasil,está com cerca de 14 milhões de desempregados.
 Em Conselheiro Lafaiete,infelizmente são muitos os desempregados,e um dos motivos é o fato de não ter muitas empresas de grande porte na cidade.

           A Companhia Santa Matilde,no Bairro de mesmo nome,hoje está sem empresa no local,foto sem data. Se reparar na foto podemos ver  a capela de São Sebastião do Amaro Ribeiro bem no fundo da foto,e vemos as casas da região da remonta,foto que deve ser da década de 1950,por não tinha a Br 040 ainda.
 foto:Arquivo no site do IBGE


  PASSADO

  Nos tempos passados eram tantas as empresas em nossa cidade,que deram muito empregos aos lafaietenses como a Antiga Rede Ferroviária (antes chamava Central do Brasil),Companhia Santa Matilde,Mineração do Morro da Mina,Poclain,e entre tantas outras.
  E um detalhe Lafaiete que tinha em torno de 50 mil pessoas na década de 1970,não havia tanto desemprego. E hoje a cidade com mais de 130 mil pessoas,tem mais desempregos e quase não há tanta empresa de grande porte.

 COMÉRCIO

 O Comércio da cidade é forte,mas por causa da crise as vendas diminuíram. Mas ainda é o maior empregador aqui na cidade.

 EMPRESAS EXTINTAS

 A Rede Ferroviária tinha muitos empregados,mas com a terceirização em 1996,reduziu muito os empregados,e hoje a empresa que administra a ferrovia é a MRS.
 A Poclain uma empresa que era na BR 040  no bairro Carijós,fabricava máquinas,guindaste e tratores,chegou aqui em 1971 e ficou aqui até 1982. Hoje tem no seu lugar a Tetraminas.
 A Companhia Santa Matilde,que foi fundada em 1913,que fabricava vagões,e chegou a ter 2000 funcionários,foi fechada na década de 1980,e depois até vieram algumas empresas no mesmo local,e não teve sucesso,e hoje o local está sem empresa no local.
 A Companhia Meridional de Mineração do Morro da Mina,fundada em 1902,que empregava muitas pessoas. Hoje pertence a Vale,mas não tem tanto empregado como há muitos anos atrás.


   Vagões da Empresa do Morro da Mina,em 1976
   foto:Mauro Dutra de Faria
 
CONCLUSÃO

 Com o passar dos tempos as coisas mudam,e a máquina tirou emprego de muitas pessoas.
  Se a 50 anos atrás a população era menor,e havia emprego de sobra. Hoje a situação inverteu,tem mais pessoas,porém menos empregos.

5 comentários:

  1. Olá pessoal da minha querida Conselheiro Lafaiete , João Vitor Fernandes velho parceiro do passado Tetramir , ex cia paulista ferro ligas , gostaria de receber noticias.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma pena a Poclain ter ido embora de Lafaiete nos anos 80. Mas foi muito importante para Lafaiete esse tempo em que ela ficou na cidade.

      Excluir
  2. Trabalhei como Projetista Mecânico na Poclain do Brasil de 1975 a 1981, com Ubaldo, Marcelino, João Victor Fernandes, Toninho Braga, etc, e gostaria muito de saber notícia destes colegas e amigos.
    José Jaime Barbosa (31- 3459-5194) josejaimebarbosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Luiz Renato Portilho Cavalcante1 de abril de 2019 às 11:16

    Trabalhei na Poclain como Chefe do SAT ( Serviço de Assistencia Técnica) e posteriormente como Chefe do Serviço de Treinamento Técnico-Comercial. Boa equipe técnica e excelentes máquinas. Saudades dos amigos. Meu email é cavalcanterj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir