BAIRRO CARIJÓS DE LAFAIETE
O bairro Carijós de Conselheiro Lafaiete,é localizado na região sudoeste da cidade.
Vista do Bairro,foto de 3/10/2017
foto:Arquivo Pessoal
ORIGEM
No início era chamado de Vila Carijós. Mas dizem que o local chegou a ser conhecido como Lagoinha,por causa do córrego que tinha esse nome.
O bairro foi fundado por volta de 1925,pelo senhor João Lopes Franco,e ele aposentou,e era dono da área e loteou todo o terreno. Com a sua morte,a administração da área ficou ao cargo de seu filho,Floriano Lopes Franco.
O bairro tem o nome de Carijós,para homenagear os primeiros habitantes de nossa cidade,e no passado alguns desses índios,provavelmente moravam a beira do rio Bananeiras.
JOÃO LOPES FRANCO
Nascido em 20 de maio de 1869,era filho de João Lopes Teixeira Franco e Maria Cândida Teixeira Franco. Era casado com Joseina Almeida Cirino. João Lopes faleceu em 3 de dezembro de 1928
PRINCIPAIS RUAS DO BAIRRO
Praça da Bandeira,Rua Lopes Franco,Florino Lopes Franco,Tapajós,Rodolfo Ambrom,Aimorés,Jurupis,Santa Terezinha e Cataguases.
Quando foi criado o bairro as ruas foram nomeadas com nomes de tribos indígenas (Tamoios,Tapajós,etc),mas algumas ruas tem nomes diversos.
PRAÇA DA BANDEIRA
Principal praça do Bairro,tem o monumento em homenagem aos Expedicionários,inaugurado em 2 de janeiro de 1966 e reformado em 1984.
A Imagem de Nossa Senhora da Fátima,que está na praça foi uma doação de Oswaldo Ciotti,em 13/5/1970.
No museu Antônio Perdigão tem uma bomba de Gasolina antiga que ficava nessa praça.
CAPELA SÃO JOSÉ
Capela de São José,foto de 3/10/2017
foto:Arquivo Pessoal
Localizada na Rua Rodolfo Ambron,64 é filial a paróquia de Santa Terezinha. Foi construída na década de 1970,e inaugurada em 27/3/1973,em comemoração de 25 anos sacerdotal de Padre Joseph Arnould.
A igreja foi reformada recentemente e reinaugurada no dia 3 de setembro de 2017,missa celebrada pelo Arcebispo Dom Geraldo Lyrio da Rocha.
OUTRAS REFERÊNCIAS
Igreja de Santa Terezinha (ler o artigo anterior que escrevi)
O Ginásio Poliesportivo Agostinho Campos Neto foi inaugurado em 15 de outubro de 2000.
Memorial do Milênio foi inaugurado em 31 de dezembro de 2000,e nele contém diversos livros. E a urna desse monumento só vai ser aberta em 31 de dezembro de 2100.
Viaduto Padre Joseph Arnould,foi inaugurado em 20 de setembro de 2015,que liga os bairros Carijós e Queluz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário