sexta-feira, 13 de outubro de 2017

CASA DE CULTURA GABRIELA MENDONÇA

CASA DE CULTURA GABRIELA MENDONÇA

                               Casarão em 2005
                               foto:Site da prefeitura de Conselheiro Lafaiete

  Já faz quase 3 anos,que a Casa de Cultura Gabriela Mendonça,está interditada,e aguardando uma restauração. E com isso a Secretaria de Cultura e a Academia de Ciências e  Letras de Conselheiro Lafaiete,está funcionando no Solar Barão de Suassuy.

                                 Casarão visto da lateral
                                 foto:site do portal123.com


CASARÃO

 É um dos casarões mais antigos de Conselheiro Lafaiete,construído no Século XVIII,sendo um dos poucos casarões setecentistas da cidade,e foi feito de pedra e de pau-a-pique. Localizado na Rua Comendador Baeta Neves,68 (antiga rua direita), no centro da cidade.
 Segundo arquivos do Museu Antônio Perdigão,em maio de 1896,houve uma transação comercial sobre a casa,entre os senhores,tenente-coronel José Augusto Moreira de Mendonça e José Jacinto de Azevedo Baêta,no valor de seis contos de reis ¹ .
  O tenente-coronel José Augusto Moreira de Mendonça foi de grande influência e prestígio na cidade de Queluz. Foi coletor municipal,estadual e o primeiro coletor federal,quando na cidade foi instalada a coletoria federal. Ele foi pai da professora Gabriela Mendonça ¹.

CASA DE CULTURA

 Foi inaugurada em 13 de outubro de 1988,abrigando a cultura e as artes locais.
 Em 1994,a casa passou por uma restauração,conforme conta nos Arquivos do Museu Antônio Perdigão,e o trabalho foi uma parceria entre Açominas / Siderbrás e Prefeitura Municipal ¹.
 A casa está fechada desde novembro de 2014,aguardando restauração.

GABRIELA MENDONÇA

 Gabriela Nogueira de Mendonça (conhecida como tia biela) ,nasceu em 15 de agosto de 1893 em Conselheiro Lafaiete.
 Foi professora,e tinha em sua residência uma escola particular de primeiras letras,alfabetizando várias gerações Lafaietenses.
 Faleceu em Belo Horizonte,em 12 de setembro de 1985. E o desejo de Gabriela era que depois de sua morte,que sua casa fosse instalada uma casa de Cultura,e isso até foi feito,em 1988.
 E já até existiu uma escola que tinha o seu nome,que era na Rua Desembargador Dayrell de Lima,50,mas hoje no seu lugar é um supermercado,e a escola foi demolida em 2000,para dar lugar ao tal supermercado.

ACLCL

 Nesse mesmo Casarão é que foi fundada a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL) ,em 18 de setembro de 1993.

nota:onde tem esse número ¹ são informações do Jornal Correio da Cidade,de outubro de 2011.

Um comentário:

  1. Tive a honra de ter sido aluno em 1960 da professora Gabriela Mendonça.Exemplo de vida

    ResponderExcluir