domingo, 14 de maio de 2017

PADRE AMÉRICO

PADRE AMÉRICO



foto:Acervo de Mauro Dutra de Faria,foto do santinho de Padre Américo.

  Se fosse vivo hoje seria 160 anos de Nascimento do Padre Américo Taitson,que foi pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição,de Conselheiro Lafaiete, entre 1885 e 1927.
 Em 2007,o Historiador Allex Milagre,escreveu para o Jornal Correio da Cidade em maio daquele ano,o texto "150 anos do Padre Américo Taitson",lembrando desse acontecimento,e o que está escrito abaixo,alguns detalhes foram escrito nesse texto de Allex..

  NASCIMENTO DO PADRE 

   Allex no texto diz:" Nascido em Vila Nova de Lima (atual Nova Lima),a 14 de maio de 1857,era filho de Fernando Eduardo Taitson e de Herculina Gervina da Fonseca;neto paterno de Clara da Silva Barbosa,de Ouro Preto,e de um inglês de Sobrenome Taitson;neto materno de Francisco Ferreira Barbosa e de Ana Antônia Fonseca,da freguesia de Curral del rei (atual Belo Horizonte). Foi batizado pelo padre Jerônimo Emiliano de Araújo,a 19 de junho de 1857..."

 CAMINHO PARA O SACERDÓCIO

 Segundo Alex,no texto ele diz: "Cursou primeiras letras em Sabará,ingressando no seminário Nossa Senhora da Boa Morte,em Mariana,em 1872,indo estudar no colégio Caraça,onde estava funcionando o seminário diocesano."
 ..." O diaconato e o presbiterato foram-lhe conferidos na episcopal Cidade,este último a 3 de abril de 1881..."

Américo foi ordenado sacerdote em 3 de abril de 1881,era da ordem dos padres Redentoristas.
 
 PADRE AMÉRICO EM CONSELHEIRO LAFAIETE

Foi nomeado pároco de Nossa Senhora da Conceição de Queluz,atual Conselheiro Lafaiete,por provisão de 28 de novembro de 1885.
  Ele fez campanha entre os paroquianos para conseguir o terreno do Cemitério Nossa Senhora da Conceição,inaugurado em 1887.
 Em Lafaiete,foi vereador pela cidade entre 30/1/1892 a 1/1/1895.
  Segundo Allex,no texto ele diz que: "...a 17 de março de 1895,recebia o conselheiro Ignácio da Cunha Galvão,fundando a primeira conferência vicentina na cidade. Na instalação da Sociedade São Vicente de Paulo,naquela data,foi aclamado presidente de honra..."
 Outro fato importante a destacar,que no ano de 1905,as irmãs da Divina Providência,ia para Queluz do Estado de São Paulo,e por engano chegaram a Queluz de Minas. E Padre Américo desceu até a estação e convenceu elas a ficarem em nossa cidade. O Colégio Nazaré foi fundado em 14 de julho de 1905,que era no início um orfanato,com escola de primeiras letras. Américo foi o benfeitor dessa obras doando uma casa (onde residia uma filha do barão) para que fosse instalado o orfanato,o que virou Colégio Nazaré depois.
 E padre Américo doou também o terreno para a Construção da Santa Casa de Misericórdia (atual Hospital Queluz),e as obras iniciaram em 25 de agosto de 1906,ficando pronta por volta de 1908.

 CONSTRUÇÃO DE  IGREJAS

 Segundo Allex,no texto ele diz: "Durante o seu paroquiato foram
construídas as igrejas de São Sebastião,no bairro Lafayette (parte baixa da cidade),no distrito de Buarque de Macedo,em Gagé,a de Santa Efigênia,a de Nossa Senhora da Paz no Cabo Verde e a de São Sebastião em Almeidas..."


Notas:O texto original diz São José em Almeidas,mas eu coloquei o padroeiro correto de Almeidas. Já que a Capela de São José no Rancho Novo foi construída na década de 1930,pelo padre Barreto.
 Américo tentou construir uma igreja de Nossa Senhora do Rosário,no Bairro Rosário,que acabou não sendo feita.

PADRE QUE RESTAUROU A MATRIZ

 Segundo Os escritos inéditos de Padre José Duarte,diz que Padre Américo fez uma reforma na Matriz em 1890,e por isso tem essa data no alto da igreja.
 Segundo Antônio Perdigão,diz que Américo reformou a igreja sem descaracterizar.
 Mas o maior legado de Américo,sem dúvida,foi o fato dele contratar o pintor Alemão Guilherme Schumaker,para pintar alguns  quadros da matriz,como a via sacra,e outras telas,isso foi entre 1914 a 1915.

ULTIMOS ANOS

Em 12 de março de 1927,ele deixou de ser pároco da Matriz,sendo substituído pelo padre José Cândido de Oliveira Barreto. Ele passou a ser capelão do colégio Nossa Senhora de Nazaré até 1930.
 Segundo Allex Milagre em 1930,ele sofreu um acidente de carro e sua saúde ficou debilitada.
  Padre Américo faleceu as 6 horas da manhã,de 2 de novembro de 1934,em Conselheiro Lafaiete,chegou a ser velado na extinta capela do Carmo,e foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.
 No ano de seu centenário em 1957,o seu restos mortais,foram transferidos para a Capela de Santo Antônio de Queluz,em 14 de maio de 1957,e o seu sobrinho Padre José Campos Taitson representou a família.

HOMENAGENS


Existe a Rua Padre Américo,que é próximo onde ele morava,e perto do hospital Queluz e Colégio Nazaré.
 Quando o Colégio Nazaré fez 100 anos,em 2005,homenagearam o padre com um busto em frente ao colégio,e a placa diz: "Glória a ti,senhor,pelo imortal benfeitor" 
 Padre Américo Adolpho Taitson
Razão de ser da Existência deste colégio
1905 Assinala Generosa doação
2005 Proclama gratidão pela semente lançada
100 anos separam o ontem desafiador do hoje a cantar vitórias
 data memorável 14 de julho de 2005 "

 Em 2007,a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL) lembrou dos 150 anos de nascimento do sacerdote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário