quarta-feira, 3 de maio de 2017

BAIRRO SANTA CRUZ DE LAFAIETE

BAIRRO SANTA CRUZ DE LAFAIETE

 Hoje vou falar do Bairro Santa Cruz,localizado na região da Barreira,em Conselheiro Lafaiete.
 O Bairro foi aprovado pela lei  n° 355 de 1957.
 As ruas principais do Bairro são: Alfa,Rogério Rettori,Tião Garrincha e Congonhas.
 No Livro "Cruzeiros de Lafaiete" de Antônio Luiz Perdigão,de 1990,nas páginas 7 e 8 ele fala sobre o Cruzeiro do Bairro e um pouco da história do mesmo.


 foto:Reprodução do Livro "Cruzeiros de Lafaiete",página 8,com a legenda: O Padre Antônio José Ferreira,quando se preparava para celebrar a missa de inauguração do Cruzeiro em 1950".

 "Aconteceu precisamente no ano de 1950.
  Residia na cidade o engenheiro,Dr.João Bernardes.
  Naquela ocasião a prefeitura Municipal,havia criado um novo bairro;o bairro de Santa Cruz,atual bairro da Barreira. Lá não havia quase nenhuma casa. Foi quando o Dr. João Bernardes,engenheiro de grande visão,percebeu que o local poderia,como aconteceu,virar a ser um dos principais polos industriais e comerciais da cidade.
 Quase toda aquela região lhe pertencia. Resolveu então dar um exemplo,colocando no local,uma grande e moderna indústria para a época. Fundou e organizou a direção da "Cerâmica Brasil",grande fábrica de tijolos e telhas,dando emprego a dezenas de pessoas.
 Como a indústria,que foi a pioneira do local,crescesse e se desenvolvesse com sucesso,seu proprietário construiu no local diversas casas para os operários da cerâmica.
 Projetou diversas pequenas ruas,começando assim o desenvolvimento do Bairro Santa Cruz.
 A prefeitura,na época,já em 1952,projetou para o local,uma escola municipal;seria a "Escola Rural Municipal Alfredo Leles". A direção da cerâmica doou todo o material necessário e ainda a mão de obra para a construção da escola.
 Católico,o Dr.João Bernardes,anexou o nome do bairro à sua fé;mandou que se fizesse um grande cruzeiro de madeira,que seria colocado em uma pequena colina que havia próximo à cerâmica.
 A benção do cruzeiro se deu em 4 de fevereiro de 1950. Houve missa no local,celebrada pelo Padre Antônio José Ferreira,vigário da Paróquia de São Sebastião. Após a missa,foi servido,como de costume na época,um farto lanchea todos os presentes,os quais em grande número foram prestigiar a benção do cruzeiro do Bairro Santa Cruz."




 foto:Arquivo do Museu Antônio Perdigão,antiga fábrica da Cerâmica Brasil.

NOTAS

A Cerâmica Brasil era na atual Rua Congonhas,e esse cruzeiro referido,não existe mais.
O Bairro também possui uma capela da Sociedade São Vicente de Paulo,construída na década de 1960,localizada na Rua Alfa. 
 
foto:Acervo particular,capela da Sociedade São Vicente de Paulo do Bairro Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário