quarta-feira, 31 de maio de 2017

CHAFARIZ DA PRAÇA BARÃO DE QUELUZ

CHAFARIZ DA PRAÇA BARÃO DE QUELUZ





































  fotos:Acervo de Marcelo Bessa. E mostra o Chafariz belíssimo.










 



   Localizado na praça Barão de Queluz,em Conselheiro Lafaiete. Esse chafariz foi colocado em 1881.
 Dizem que na antiga Queluz e ele era um dos quatros chafariz existentes na cidade. Sei que um era na Francisco Lobo,havia um atrás da Velha Capela do Carmo e o quarto eu desconheço,embora existia um pequeno chafariz na esquina da praça Tiradentes com Afonso Pena numa foto de 1914.
 Mas falando sobre o Chafariz da praça Barão de Queluz,o saudoso Antônio Perdigão,escreve sobre ele no seu livro "De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete",na página 29,ele diz: "Corria o ano de 1878,sendo presidente da Câmara Municipal de Queluz,o senhor Joaquim Lourenço Baeta Neves,Barão de Queluz.
 A situação relacionada ao fornecimento de água potável à população da pequena cidade era precária. O barão resolveu enfrentar o problema:mandou que se fizessem estudos a respeito;esse estudo foi efetuado em conjunto com funcionários da câmara e a direção da Companhia Morro da Mina. De posse dos dados necessários,sobre o manancial,canalização,etc.,encomendou o Barão de Queluz à fundidora M.J. Medeiros,companhia da Rua São Pedro no Rio de Janeiro,que se projetasse um grande chafariz o qual seria colocado no Largo da Matriz."

  Deduz que em 1865,havia um chafariz anterior a esse na praça,como está escrito em atas da Câmara Municipal daquele ano.
 Lembrando que o Barão de Queluz,faleceu em 1880,e não viu acontecer a instalação do Chafariz,que aconteceu no ano seguinte.

CARACTERÍSTICA DO CHAFARIZ

  Embora não sai mais água dele,ele possuí quatro bicas de bronze. É encimado por belo capitel,representado uma fruteira contendo diversos tipos de frutas e no destaque está o abacaxi.
  No Chafariz tem duas placas uma com a data da colocação,o ano de 1881,e do outro lado está uma placa em latim que diz: "Assíduo vir propositi Tenax Omnia Vincit",que em português significa: Pela persistência o homem de propósito firme tudo vence.
 Antônio Perdigão diz que: "Todo o corpo do chafariz é de metal: ferro,estanho e bronze,o que faz diferenciar da maioria dos chafarizes das cidades mineiras,que ,em sua maioria,são trabalhados em pedra. Está colocado sobre um pedestal formado por quatro degraus de granito (um deles está encoberto)."

LUMINÁRIAS DO CHAFARIZ

foto:Site do genealogia Lana de Queluz de Minas. Na foto mostra quando o chafariz tinha 4 luminárias.

 Segundo Perdigão,no livro ele diz: "Quando,em 1917,foi inaugurada a luz elétrica de Queluz,foi colocado,no alto do chafariz,um lustre contendo quatro lâmpadas;ele se tornou mais alegre e vistoso,porém esta decoração quebrou seu estilo original."
 As quatro luminárias foram retiradas em 1971,e tempos depois doaram ao Museu Antônio Perdigão.

f

foto:Acervo de Mauro Dutra de Faria, foto que mostra o chafariz na década de 1960.

PONTO GEODÉSICO

Avelina Maria Noronha,no seu livro "Garimpando no Arquivo Jair Noronha",na página 90,diz sobre o ponto:
"Em Minas Gerais há 20 cidades que têm Marco Geodésico (é um aparelho que dá referências de Latitude,Longitude e fuso Horário)
 O marco em nossa cidade,colocado pelo Observatório Nacional,fica no degrau do meio do chafariz da praça Barão de Queluz e tem os dizeres:SAD n°69. É um círculo de metal sob o qual emite sinais para Satélites,com os quais se comunica,e,além disso,tem comunicação com outros marcos geodésicos,dando posicionamentos geográficos. "

                                   foto:Avelina Noronha

O IPHAN

 No Jornal "O PROCESSO" N° 114 de 9 de julho de 1978,na página 1 noticiou assim:  "PRIMEIRO MONUMENTO TOMBADO PELO IPHAN EM LAFAIETE SERÁ O CHAFARIZ DA PRAÇA BARÃO DE QUELUZ "

 E na notícia fala que há mais de três anos o diretor do Museu da cidade,Antônio Perdigão,vem trabalhando junto ao instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a fim de que o monumento fosse tombado. Dizia que o processo de tombamento já estaria em vias de conclusão e seria feita limpeza e reforma do chafariz.

 NOTA: Já passaram 39 anos dessa notícia,e não sei porque o tombamento Nacional não aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário