sábado, 6 de maio de 2017

CAVALO,UM ANIMAL DE TRADIÇÃO EM LAFAIETE

 CAVALO,UM ANIMAL DE TRADIÇÃO EM LAFAIETE





foto:Jornal Correio Da cidade (divulgação). Mostra a área onde pretende construir um hipódromo.

HIPÓDROMO VEM PARA LAFAIETE ?

  O Jornal Correio da Cidade,edição 1368,de maio de 2017,soltou uma notícia que diz assim: "Lafaiete será a única cidade de Minas a ter hipódromo". A notícia diz que a área escolhida para o hipódromo,é próximo ao Bairro Paulo VI,onde seria construído Shopping Center.
 Na Coluna do Frei Tibúrcio,desse mesmo jornal,diz que Lafaiete é pródiga na criação e tem muitas competições de equinos - fruto do trabalho voluntário de abnegados e também do Clube do Cavalo local,cuja sede fica no Parque de Exposições Presidente Tancredo Neves. Recentemente ,surgiu a notícia de que a cidade vai ganhar ,provavelmente ainda neste ano,um belo hipódromo.
 Se caso confirmar em Minas Gerais,vai ser o único hipódromo do estado,já que o famoso Serra Verde foi destruído para dar lugar à Cidade Administrativa em Belo Horizonte.
 Espero que venha o hipódromo para nossa cidade,e graças a essa notícia,vou mostra notícias do passado,que fala das atividades que envolvem o Cavalo.

 CAUDELARIA MINAS GERAIS
 (Antigo haras Minas Gerais da diretoria da Remonta do Exército)

 
 foto:Reprodução do livro Sítio Histórico,página 28. Legenda diz "Silo para Armazenamento de alfafa e viaturas de trabalho.


 
  foto:Reprodução do livro Sítio Histórico,página 28. Legenda diz:Vista da coelheira com balas para pequenos animais.

Na cartilha "Conselheiro Lafaiete - Sítio Histórico" ano de 2002,nas páginas 28 e 29,diz sobre esse antigo haras,que era onde hoje é a Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca,no Bairro Santa Matilde,em Conselheiro Lafaiete,e o texto diz:

"Em 24 de julho de 1934,o Exército Nacional iniciava,no então bairro de Santa Matilde,atividades múltiplas,criando no município a Caudelaria de Minas Gerais,sucedendo o antigo Haras Minas Gerais. A finalidade agora era criar e recriar várias espécies de animais,dando prioridade a cavalos de puro sangue,os quais,após trinta meses,eram enviados ao Jockey clube da cidade do Rio de Janeiro,onde esses animais tomavam destino final.
 O posto de Remonta do Exército,como era chamado na época,possuía uma bem montada estrutura constituída de quadro administrativo,oficiais,praças,técnicos veterinários,soldados e auxiliares diversos. No setor de atividade agroindustrial,possuía maquinário para o beneficiamento de ração com amplas dependências. Excelentes pastagens nativas e cultivadas,o clima e a topografia muito contribuíram para a fixação daquela importante repartição militar em nosso município. Foi uma época de fausto para os fazendeiros da região,muito dos quais,por esse tempo,adquiriram conhecimentos técnicos para tratarem de seus próprios rebanhos,assim como oportunidade de reforçarem seus plantéis com espécie de cavalo puro sangue inglês."

A caudelaria foi extinta em novembro de 1959.

CORRIDAS DE CAVALOS

No antigo Prado,atual Avenida Furtado,bairro São Sebastião,em Conselheiro Lafaiete,em 1909,no local era realizadas corridas de cavalos. Eu se pudesse colocaria um monumento em homenagem aos cavalos naquela região,para lembrar o passado.
 No Jornal Gazeta de Queluz,em seu n° 126,de 2 de setembro de 1909,deu destaque a esse evento:

"Apesar de ainda não estarem concluídas as obras do Prado Carijós,a sua diretoria resolveu inaugurá-lo no dia 29 de agosto,inauguração que realizou-se com os melhores auspícios.
 À hora marcada a concorrência era enorme,vendo-se nas arquibancadas grande número de famílias de nossa sociedade revelando-se pela animação ali notada,que o nosso povo tem gosto especial pelo excelente gênero de esporte. Felicitamos a diretoria do Prado e especialmente ao senhor Capitão Pacífico Vieira e Ernesto Pinheiro,a cujos esforços devemos esses melhoramentos.
 O Resultado das Corridas Foi o Seguinte:
1° páreo - 1000 metros - Animais peludos. Prêmios : 40 $ e 15 $ - Druid,montado por Cardozo Júnior,ganhou de ponta e ponta,seguindo-lhe Borboleta e Bayard.
2° páreo - 1200 metros - Animais peludos - Prêmios: 50 $ e 15$. Correram : Guaporé,Mimoso e Mirandela,que chegaram ao vencedor nessa ordem de colocação.
3° páreo - 1600 metros - Animais peludos - Prêmios : 200$ e 25$. Coube a Rayu'or,o belo parelho belo-horizontino,a vitória desse páreo,seguindo-lhe Druid,Borboleta e Bayard.
4° páreo - 1000 metros - Animais peludos- Prêmios :40$ e 15$. Este páreo compôs-se dos mesmos parelhos do 2°,cabendo ainda a vitória à Guaporé,que foi seguido de Mimosa e Mirandela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário