terça-feira, 8 de novembro de 2016

QUINCAS DE ALMEIDA

QUINCAS DE ALMEIDA






foto:Acervo de Geraldo Souza Castro





 Ontem dia 7,fez 46 anos do falecimento do Jornalista e historiador,Joaquim Rodrigues de Almeida,conhecido como Quincas de Almeida. Nascido na fazenda de São Pedro,no Morro do chapéu (atual Santana dos Montes) em 27 de setembro de 1893,filho de Pedro Lino de Almeida e Maria Eugênia de Carvalho. Foi tipógrafo e tinha sua tipografia Almeida na Rua Afonso Pena,9 no centro de Conselheiro Lafaiete,sendo ele mesmo com dificuldades editou a segunda edição da obra sobre a  História da Revolução de 1842 acontecida em Minas Gerais,e que teve passagem em nossa Queluz de Minas.
  Quincas também foi membro da Associação Brasileira de Imprensa,e quase cego,levantou a história do Campo Alegre dos Carijós,de Queluz e seus distritos e fez fichário de todas as famílias que povoaram o início de Conselheiro Lafaiete,sendo alguma das obras estão no Museu e Arquivo Antônio Perdigão.
 Sem dúvida Quincas de Almeida,foi um dos melhores Historiadores que a cidade já teve,e que na minha opinião ele ao lado do Padre José Duarte,são a maior referência na genealogia da antiga Queluz.
  Quincas faleceu em um hospital de Belo Horizonte,em 7 de novembro de 1970,e foi sepultado no cemitério Nossa Senhora da Conceição,de Conselheiro Lafaiete,em um dia chuvoso. Em 1979,até foi aprovada uma rua com seu nome que ligava a praça Chiquito Furtado até a rua Barão de Suassui,mas infelizmente mudou o nome da rua e hoje é o prolongamento da Avenida Prefeito Telésforo Cândido Rezende. Acho que a municipalidade poderia colocar o nome dele em outra nova rua.

fonte:texto de Avelina Noronha,sobre o Quincas de Almeida.

2 comentários:

  1. Bom dia, Luiz.

    Estou interessado em tirar uma dúvida sobre um texto escrito por Quincas de Almeida. Sabe se o mesmo possui um herdeiro intelectual para me auxiliar?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,o Quincas de Almeida não casou e não teve filhos. Mas o secretário de Cultura de Lafaiete,Geraldo Lafayette é sobrinho do nobre historiador. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir