sexta-feira, 18 de novembro de 2016

FAZENDA BANANEIRAS

FAZENDA BANANEIRAS

         Essa foto é provavelmente da década de 1970,e a fazenda Bananeiras era em frente a Escola Luiz de Mello,a que vemos na foto após o ultimo vagão,ao fundo.
foto:Acervo de Mauro Dutra de Faria.

Essa Fazenda é onde hoje o Bairro Santa Matilde,de Conselheiro Lafaiete,e o casarão que existia era em frente a atual escola estadual Luiz de Mello Viana Sobrinho,que já existia na época da Inconfidência Mineira,era conhecida como Estalagem das Bananeiras,e foi propriedade de João Dias da Mota.
 Na coluna "memórias Lafaietenses de Antônio Luiz Perdigão,ele diz assim: "... Lá,desde à Villa Real de Queluz,estava instalada a fazenda das Bananeiras,á margem da Estrada da côrte. Pertencia ao Barão de Suaçui que,além desta,possuia outras propriedades. Suas terras atingiam quase todo o vale e parte do morro do alto dos pinheiros. Com a morte do Barão,a propriedade passou para o capitão Antônio Furtado de Mendonça.
  Maria José Furtado de Mendonça Amaral,casada com João Evangelista do Amaral,herdaram a propriedade quando o capitão Antônio Furtado de Mendonça veio a falecer. Foram criados na fazenda: Maria Etelvina, Maria Amélia,Ana,Antônio,Ercília,olga,José,Rubens,Izabel,Maria Augusta e João,filhos do casal.
  Nos Escritos de Joaquim Rodrigues de Almeida (Quincas de Almeida) ele diz: que em 1808 o Capitão José Inácio Gomes Barbosa (Barão de Suaçui) e sua mulher Maria Joaquina de São José,eram residentes da fazenda Bananeiras. E que em "1929. Faleceu D. Maria José Furtado do Amaral,69 anos: Era viúva do Capitão João Evangelista do Amaral,deixando os filhos: Rubens Furtado do Amaral, Olga Furtado Bhering, casada com o Dr. Victor Bhering,e outras filhas. Era irmã dos Capitãos, Antônio Furtado de Mendonça e Francisco de Paula Mendonça. Donos da Fazenda Bananeiras".
   O casarão da Fazenda Bananeiras,ele iniciava mais ou menos de Frente a atual rua Capitão Furtado,e ia sentido a atual praça Humberto Bhering (trevo),mas não sei até onde ia,mas ele era grande. Diz os mais antigos,que em 1948 a companhia Santa Matilde,alugou esse casarão que chamavam de Fazenda Amaral,e chegou a viver nele várias famílias,cerca de sete. Dizem que nele morou uma senhora que chamava Jovercina,que morreu com quase 100 anos e nele morou também por uns tempos o José Apolinário Sobrinho.
  O casarão referido,foi demolido na década de 1960,antes de 1964,sendo hoje no seu lugar existem residências diversas,e nada restou dessas lembranças da Fazenda Bananeiras,hoje atual Bairro Santa Matilde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário